Resumo |
O presente trabalho tem o objetivo de relatar a prática de alfabetização e letramento
de cinco alunos do segundo ano do ensino fundamental do município de Portão/RS
durante a pandemia do Covid-19. Os alunos estão em período de afastamento social
com o acompanhamento presencial dos pais e remoto pelos professores e as aulas
estão sendo realizadas via internet. Com a pandemia, o modelo de aprendizagem foi
totalmente modificado, impondo o uso de tecnologias como o celular, o computador e
as plataformas de vídeo, dando os primeiros passos de uma aula remota, onde ocorre
a troca de conhecimento entre professor e aluno, com o auxílio fundamental da família
para compreender e ajudar os alunos nos primeiros passos na descoberta da
alfabetização. A implantação do mundo digital tem seus desafios trazendo outra
realidade e inúmeras dificuldades à substituição de algumas vivências que os alunos
têm em sala de aula. O trabalho conta com uma pesquisa qualitativa, bibliográfica,
onde os pais dos alunos responderam um questionário tratando das dificuldades e
facilidades enfrentadas na prática de alfabetização, durante o período de pandemia.
Como referencial teórico foram analisadas a Política Nacional de Alfabetização e a
Base Nacional Comum Curricular, relevantes para a conclusão deste estudo,
juntamente com as respostas do questionário que auxiliaram na constatação da
situação atual do letramento no período de pandemia. Busca-se apresentar a
realidade dos alunos no processo de implantação desse novo contexto escolar, seus
principais recursos utilizados e quais foram de grande ajuda na hora de apresentar as
atividades em aula.; |