Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Meneghi, Karol Roche Ruaro de;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pacheco, Suzana Moreira;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1484476671529686;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Desafios da conexão familia e letramento na pandemia;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho tem o objetivo de relatar a prática de alfabetização e letramento de cinco alunos do segundo ano do ensino fundamental do município de Portão/RS durante a pandemia do Covid-19. Os alunos estão em período de afastamento social com o acompanhamento presencial dos pais e remoto pelos professores e as aulas estão sendo realizadas via internet. Com a pandemia, o modelo de aprendizagem foi totalmente modificado, impondo o uso de tecnologias como o celular, o computador e as plataformas de vídeo, dando os primeiros passos de uma aula remota, onde ocorre a troca de conhecimento entre professor e aluno, com o auxílio fundamental da família para compreender e ajudar os alunos nos primeiros passos na descoberta da alfabetização. A implantação do mundo digital tem seus desafios trazendo outra realidade e inúmeras dificuldades à substituição de algumas vivências que os alunos têm em sala de aula. O trabalho conta com uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, onde os pais dos alunos responderam um questionário tratando das dificuldades e facilidades enfrentadas na prática de alfabetização, durante o período de pandemia. Como referencial teórico foram analisadas a Política Nacional de Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular, relevantes para a conclusão deste estudo, juntamente com as respostas do questionário que auxiliaram na constatação da situação atual do letramento no período de pandemia. Busca-se apresentar a realidade dos alunos no processo de implantação desse novo contexto escolar, seus principais recursos utilizados e quais foram de grande ajuda na hora de apresentar as atividades em aula.;
metadataTrad.dc.subject Escrita; Alfabetização digital; Pandemia; Letramento; Leitura;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-07-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12693;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Pedagogia;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics