metadataTrad.dc.contributor.author |
Meneghi, Karol Roche Ruaro de; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Pacheco, Suzana Moreira; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/1484476671529686; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Desafios da conexão familia e letramento na pandemia; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O presente trabalho tem o objetivo de relatar a prática de alfabetização e letramento
de cinco alunos do segundo ano do ensino fundamental do município de Portão/RS
durante a pandemia do Covid-19. Os alunos estão em período de afastamento social
com o acompanhamento presencial dos pais e remoto pelos professores e as aulas
estão sendo realizadas via internet. Com a pandemia, o modelo de aprendizagem foi
totalmente modificado, impondo o uso de tecnologias como o celular, o computador e
as plataformas de vídeo, dando os primeiros passos de uma aula remota, onde ocorre
a troca de conhecimento entre professor e aluno, com o auxílio fundamental da família
para compreender e ajudar os alunos nos primeiros passos na descoberta da
alfabetização. A implantação do mundo digital tem seus desafios trazendo outra
realidade e inúmeras dificuldades à substituição de algumas vivências que os alunos
têm em sala de aula. O trabalho conta com uma pesquisa qualitativa, bibliográfica,
onde os pais dos alunos responderam um questionário tratando das dificuldades e
facilidades enfrentadas na prática de alfabetização, durante o período de pandemia.
Como referencial teórico foram analisadas a Política Nacional de Alfabetização e a
Base Nacional Comum Curricular, relevantes para a conclusão deste estudo,
juntamente com as respostas do questionário que auxiliaram na constatação da
situação atual do letramento no período de pandemia. Busca-se apresentar a
realidade dos alunos no processo de implantação desse novo contexto escolar, seus
principais recursos utilizados e quais foram de grande ajuda na hora de apresentar as
atividades em aula.; |
metadataTrad.dc.subject |
Escrita; Alfabetização digital; Pandemia; Letramento; Leitura; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2021-07-01; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12693; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Pedagogia; |