Autor |
Appollo, Francine Ernest; |
Orientador |
Grasse, Patrícia; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Metodologia ativa e a (re)significação do ensino: narrativas sobre o Programa Aprendiz Legal; |
Resumo |
O presente trabalho explicita os resultados de um estudo que buscou compreender o desdobramento da proposta de metodologia ativa na aprendizagem de adolescentes e jovens do Programa Aprendiz Legal do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS). A pesquisa, de cunho quanti qualitativo, foi desenvolvida com 183 (centro e oitenta e três) aprendizes ingressos e egressos do Programa, e apresenta as suas narrativas sobre o período de aprendizagem. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida a partir de mineração de dados, ou seja, da seleção dos termos mais presentes nas narrativas desses aprendizes. Com base na análise dos dados, a pesquisa buscou compreender as implicações da proposta pedagógica subjacente ao Programa Aprendiz Legal para o desenvolvimento de aprendizagens. A pesquisa salienta a importância de programas de inserção do jovem no mundo do trabalho que contemplem o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes no contexto profissional, estudantil, familiar e social, não se restringindo ao ensino de técnicas específicas.; |
Palavras-chave |
Programa Aprendiz Legal; Metodologia ativa; Ensino; Aprendizagem significativa; Competência; Habilidades; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2017-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12325; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Gestão e Supervisão Escolar; |