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O ensino jurídico no contexto da digitalização das relações sociais: o papel do NPJ

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Autor Santana, Adriane Alves da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7392529449366357;
Orientador Engelmann, Wilson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7143561813892945;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Direito;
Idioma pt_BR;
Título O ensino jurídico no contexto da digitalização das relações sociais: o papel do NPJ;
Resumo O uso de inteligência artificial e outras tecnologias tende a ser cada vez mais comum nos campos de atuação dos profissionais das carreiras jurídicas. Apesar disso, as Instituições de Ensino Superior parecem ainda não terem se adaptado aos novos desafios tecnológicos, principalmente aos desafios da formação dos profissionais das carreiras jurídicas. A pesquisa “O Ensino Jurídico no Contexto da Digitalização das Relações Sociais: O Papel do NPJ”, apresenta primeiramente, a origem e criação do curso de direito no Brasil, evidenciando a evolução histórica do ensino jurídico brasileiro, a relação entre direito e tecnologia, e as experiências positivas do uso de tecnologia no judiciário. Na segunda parte apresenta o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Rio Verde-GO- UniRV, visualiza-se o ensino jurídico como mediador entre Direito, computação e educação, de modo que para a formação de pensadores críticos, é preciso experienciar as transformações tecnológicas de aprendizagem e formas de disposição de informações. O último capítulo o Ensino Jurídico no Contexto da Digitalização das Relações Sociais: O papel do NPJ, tem por objetivo investigar a transposição das formas de resolução de conflitos do mundo físico para o virtual, buscando compreender a origem daquilo que se convencionou chamar de Online Dispute Resolution , além de buscar identificar como ambos os institutos vem se implementando no Brasil. Busca-se contribuir para que o acoplamento entre Direito e tecnologia seja capaz de gerar melhoras efetivas no sistema de aplicação dos direitos. Assim, questiona-se: De que forma o chatbot pode auxiliar no desenvolvimento de práticas dinâmicas de aprendizagem no estágio acadêmico em Direito, a fim de capacitar o futuro profissional a resolver controvérsias pela via digital? O objetivo geral: conhecer as possibilidades do uso do chatbot para resolução de conflitos online na área de família do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Rio Verde - UniRV. Além de atendimento ao público, com a funcionalidade de oferecer informações básicas, acompanhamento processual, horário de atendimento, agendamento, direcionamento para a secretaria e a constante análise jurídica de dados nos aspectos processual, legal e tecnológico. Objetivos específicos: reduzir o prazo de resolução da controvérsia; compendiar custos de resoluções de disputas; criar um ambiente de solução de disputas transparente e confiável. A metodologia utilizada é bibliográfica integrando Direito e Tecnologia, somado ao método experimental e empírico no implemento e uso do chatbot. Como resultado, definiu-se, a priori, a proposta da implantação do software Chatbot no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Rio Verde-NPJ/UniRV, desenvolvendo assim a interação entre os cursos de Direito e Software desta Instituição de Ensino. Todo o desenvolvimento desse sistema será acompanhado por professores orientadores dessas disciplinas.;
Abstract The use of artificial intelligence and other technologies tends to be increasingly common in the fields in which legal professionals work. Despite this, Higher Education Institutions do not seem to have adapted to the new technological challenges yet, especially to the challenges of training professionals in legal careers. The research “Legal Education in the Context of the Digitalization of Social Relations: The Role of the NPJ”, first presents, the origin and creation of the law course in Brazil, evidencing the historical evolution of Brazilian legal education, the relationship between law and technology, and the positive experiences of using technology in the judiciary. The second part presents the Legal Practice Center of the University of Rio Verde - GO - UniRV, visualizing legal education as a mediator between Law, computing and education, so that for the formation of critical thinkers, it is necessary to experience technological transformations of learning and ways of disposing of information. The last chapter, Legal Education in the Context of the Digitization of Social Relations: The role of the NPJ, aims to investigate the transposition of forms of conflict resolution from the physical to the virtual world, seeking to understand the origin of what is conventionally called Online Dispute Resolution, in addition to seeking to identify how both institutes have been implemented in Brazil. The aim is to contribute so that the coupling between Law and technology is able to generate effective improvements in the rights application system. Thus, the question is: how can the chatbot facilitate in the development of dynamic learning practices in the Law academic stage, in order to enable future professional to solve disputes through digital means? The general goal: to know the possibilities of using the chatbot for online conflict resolution in the family area at the Legal Practice Center of the University of Rio Verde - UniRV. In addition to serving the public, with the functionality to offer basic information, procedural monitoring, opening hours, scheduling, directing to the secretary and the constant legal data analysis in procedural, legal and technological aspects. Specific goals: to reduce the deadline for solving the dispute; to reduce dispute resolution costs; to create a transparent and reliable dispute resolution environment. The methodology used is bibliographical integrating Law and Technology, added to the experimental and empirical method in the implementation and use of the chatbot. As a result, it was defined, a priori, the proposal to implement the Chatbot software in the Legal Practice Center of the University of Rio Verde - NPJ/UniRV, thus developing the interaction between the Law and Software courses of this Educational Institution. The entire development of this system will be accompanied by supervising professors of these disciplines.;
Palavras-chave Ensino jurídico; Tecnologia; NPJ; Online Dispute Resolution; Desenvolvimento de software chatbot; Legal education; Technology; Chatbot software development;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-12-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12218;
Programa Programa de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos Negócios;


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