Resumen:
O uso de inteligência artificial e outras tecnologias tende a ser cada vez mais comum
nos campos de atuação dos profissionais das carreiras jurídicas. Apesar disso, as Instituições de Ensino Superior parecem ainda não terem se adaptado aos novos desafios tecnológicos, principalmente aos desafios da formação dos profissionais das carreiras jurídicas. A pesquisa “O Ensino Jurídico no Contexto da Digitalização das Relações Sociais: O Papel do NPJ”, apresenta primeiramente, a origem e criação do curso de direito no Brasil, evidenciando a evolução histórica do ensino jurídico brasileiro, a relação entre direito e tecnologia, e as experiências positivas do uso de tecnologia no judiciário. Na segunda parte apresenta o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Rio Verde-GO- UniRV, visualiza-se o ensino jurídico como mediador entre Direito, computação e educação, de modo que para a formação de pensadores críticos, é preciso experienciar as transformações tecnológicas de aprendizagem e formas de disposição de informações. O último capítulo o Ensino Jurídico no Contexto da Digitalização das Relações Sociais: O papel do NPJ, tem por objetivo investigar a transposição
das formas de resolução de conflitos do mundo físico para o virtual, buscando compreender a origem daquilo que se convencionou chamar de Online Dispute Resolution , além de buscar identificar como ambos os institutos vem se implementando no Brasil. Busca-se contribuir para que o acoplamento entre Direito e tecnologia seja capaz de gerar melhoras efetivas no sistema de aplicação dos direitos. Assim, questiona-se: De que forma o chatbot pode auxiliar no desenvolvimento de práticas dinâmicas de aprendizagem no estágio acadêmico em Direito, a fim de capacitar o futuro profissional a resolver controvérsias pela via digital? O objetivo geral: conhecer as possibilidades do uso do chatbot para resolução de conflitos online na área de família do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Rio Verde - UniRV. Além de atendimento ao público, com a funcionalidade de oferecer informações básicas, acompanhamento processual, horário de atendimento, agendamento, direcionamento para a secretaria e a constante análise jurídica de dados nos aspectos processual, legal e tecnológico. Objetivos específicos: reduzir o prazo de resolução da controvérsia; compendiar custos de resoluções de disputas; criar um ambiente de solução de disputas transparente e confiável. A
metodologia utilizada é bibliográfica integrando Direito e Tecnologia, somado ao método
experimental e empírico no implemento e uso do chatbot. Como resultado, definiu-se, a priori, a proposta da implantação do software Chatbot no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Rio Verde-NPJ/UniRV, desenvolvendo assim a interação entre os cursos de Direito e Software desta Instituição de Ensino. Todo o desenvolvimento desse sistema será acompanhado por professores orientadores dessas disciplinas.