Autor |
Sousa, Vithor Assunção; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4826317571675666; |
Orientador |
Trindade, Manoel Gustavo Neubarth; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1878203323095160; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Direito; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Internacionalização das universidades públicas no Brasil: elementos estruturantes para sua implementação prática; |
Resumo |
A presente dissertação objetivou identificar os principais pontos práticos que
podem colaborar com o processo de internacionalização das universidades públicas
brasileiras, buscou-se também exemplificar as formas e orientações para que essas
Instituições de Ensino Superior possam iniciar seu próprio processo de
desenvolvimento internacional. Inicialmente, o presente estudo explica seu método de
pesquisa, após a introdução no primeiro capítulo, onde se define a natureza desta
dissertação podendo ser classificada como de pesquisa aplicada, pois tem o intuito
de desenvolver soluções práticas aplicáveis às Universidades Públicas Brasileiras,
especialmente as municipais. No terceiro capítulo, o estudo partiu da conceituação do
fenômeno da internacionalização e também tratou de trabalhar a correlação entre os
conceitos de globalização e internacionalização. Dessa maneira, procurou-se mostrar
a urgência de implantação desse processo e como isso pode impactar não só no
crescimento institucional, mas também no crescimento social. No mesmo capítulo, o
estudo também se propôs a clarear o caminho, já que não há um sistema ou um
regramento específico para isso. Como exemplo de case de sucesso, buscou-se
demonstrar as características da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora no
cenário nacional e internacional, com sua apresentação estrutural e de programas que
têm ou teve participação, como por exemplo, o programa Estudante-convênio e o
Ciência sem Fronteiras. Ainda, no quarto capítulo, explorou-se as diretrizes e os
princípios norteadores do Programa “Future-se” do Governo Federal como premissas
para início do processo de internacionalização. Nesse mesmo sentido, analisou-se a
estrutura do Guia Estratégico de Internacionalização Institucional da CAPES, a fim de
corroborar com a entrega do presente trabalho científico. Nessa linha, buscou-se
responder à comunidade acadêmica quais são os elementos estruturantes para
estabelecer um processo de Internacionalização adequado nas Universidades
Públicas, especialmente as municipais, a fim de aumentar sua autonomia
administrativa por meios mais independentes, ou seja, criando seu próprio plano de
desenvolvimento internacional. Para tanto, utilizou-se principalmente, a metodologia
de pesquisa bibliográfica e também o método de pesquisa documental. A conclusão
do autor, foi de que a internacionalização é um processo que tem meios para
alavancar as Instituições de Ensino Superior, com o fim de se colocarem no mapa do
mundo globalizado, sem perder tempo, tendo em vista as mudanças rápidas que a
7
tecnologia provocou nos últimos anos. Para isso, pretende-se entregar um modelo
prático com ações e diretrizes que as Universidades Públicas, especialmente as
municipais, poderão tomar para iniciar seu próprio processo (plano) de
internacionalização, contando, especialmente, com as ações de internacionalização,
a matriz de (auto) avaliação, o perfil institucional no cenário global e a estrutura
institucional sugerida para implementação dentro da Universidade.; |
Abstract |
The present dissertation aimed to identify the main practical points that can
collaborate with the internationalization process of Brazilian public universities, it was
also sought to exemplify the forms and guidelines so that these Higher Education
Institutions can start their own international development process. Initially, this study
explains its research method, after the introduction in the first chapter, where the nature
of this dissertation is defined, it can be classified as an applied research, because it
aims to develop practical solutions applicable to the Brazilian Public Universities,
especially the municipal ones. In the third chapter, the study started from the
conceptualization of the internationalization phenomenon and also worked on the
correlation between the concepts of globalization and internationalization. In this way,
we tried to show the urgency of implementing this process and how it can impact not
only institutional growth, but also social growth. In the same chapter, the study also
proposed to clarify the path, since there is no system or specific regulation for this. As
an example of a successful case study, we sought to demonstrate the characteristics
of UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora in the national and international
scenario, with its structural presentation and the programs that it has or has had a
participation in, such as, for example, the Student-Covenant program and the Science
without Borders program. The fourth chapter also explored the guidelines and guiding
principles of the Federal Government's "Future-se" Program as premises for the
beginning of the internationalization process. In the same vein, the structure of
CAPES's Strategic Guide for Institutional Internationalization was analyzed in order to
corroborate the delivery of this scientific work. In this line, it was sought to answer the
academic community what are the structuring elements to establish an adequate
internationalization process in public universities, especially municipal ones, in order
to increase their administrative autonomy through more independent means, that is,
creating their own international development plan. To do so, the author used mainly,
the bibliographical research methodology and also the documental research method.
The author's conclusion was that internationalization is a process that has the means
to leverage Higher Education Institutions, in order to place themselves on the map of
the globalized world, without losing time, in view of the rapid changes that technology
has caused in recent years. For this, it is intended to deliver a practical model with
actions and guidelines that Public Universities, especially municipal ones, can take to
start their own internationalization process (plan), counting, especially, with the
internationalization actions, the (self) evaluation matrix, the institutional profile in the
global scenario and the institutional structure suggested for implementation within the
University.; |
Palavras-chave |
Internacionalização; Universidades; Brasil; Ensino superior; Internationalization; Universities; Brazil; University education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-10-05; |
Agência de fomento |
Universidade de Rio Verde - UniRV; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12167; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos Negócios; |