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Internacionalização das universidades públicas no Brasil: elementos estruturantes para sua implementação prática

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Autor Sousa, Vithor Assunção;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4826317571675666;
Orientador Trindade, Manoel Gustavo Neubarth;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1878203323095160;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Direito;
Idioma pt_BR;
Título Internacionalização das universidades públicas no Brasil: elementos estruturantes para sua implementação prática;
Resumo A presente dissertação objetivou identificar os principais pontos práticos que podem colaborar com o processo de internacionalização das universidades públicas brasileiras, buscou-se também exemplificar as formas e orientações para que essas Instituições de Ensino Superior possam iniciar seu próprio processo de desenvolvimento internacional. Inicialmente, o presente estudo explica seu método de pesquisa, após a introdução no primeiro capítulo, onde se define a natureza desta dissertação podendo ser classificada como de pesquisa aplicada, pois tem o intuito de desenvolver soluções práticas aplicáveis às Universidades Públicas Brasileiras, especialmente as municipais. No terceiro capítulo, o estudo partiu da conceituação do fenômeno da internacionalização e também tratou de trabalhar a correlação entre os conceitos de globalização e internacionalização. Dessa maneira, procurou-se mostrar a urgência de implantação desse processo e como isso pode impactar não só no crescimento institucional, mas também no crescimento social. No mesmo capítulo, o estudo também se propôs a clarear o caminho, já que não há um sistema ou um regramento específico para isso. Como exemplo de case de sucesso, buscou-se demonstrar as características da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora no cenário nacional e internacional, com sua apresentação estrutural e de programas que têm ou teve participação, como por exemplo, o programa Estudante-convênio e o Ciência sem Fronteiras. Ainda, no quarto capítulo, explorou-se as diretrizes e os princípios norteadores do Programa “Future-se” do Governo Federal como premissas para início do processo de internacionalização. Nesse mesmo sentido, analisou-se a estrutura do Guia Estratégico de Internacionalização Institucional da CAPES, a fim de corroborar com a entrega do presente trabalho científico. Nessa linha, buscou-se responder à comunidade acadêmica quais são os elementos estruturantes para estabelecer um processo de Internacionalização adequado nas Universidades Públicas, especialmente as municipais, a fim de aumentar sua autonomia administrativa por meios mais independentes, ou seja, criando seu próprio plano de desenvolvimento internacional. Para tanto, utilizou-se principalmente, a metodologia de pesquisa bibliográfica e também o método de pesquisa documental. A conclusão do autor, foi de que a internacionalização é um processo que tem meios para alavancar as Instituições de Ensino Superior, com o fim de se colocarem no mapa do mundo globalizado, sem perder tempo, tendo em vista as mudanças rápidas que a 7 tecnologia provocou nos últimos anos. Para isso, pretende-se entregar um modelo prático com ações e diretrizes que as Universidades Públicas, especialmente as municipais, poderão tomar para iniciar seu próprio processo (plano) de internacionalização, contando, especialmente, com as ações de internacionalização, a matriz de (auto) avaliação, o perfil institucional no cenário global e a estrutura institucional sugerida para implementação dentro da Universidade.;
Abstract The present dissertation aimed to identify the main practical points that can collaborate with the internationalization process of Brazilian public universities, it was also sought to exemplify the forms and guidelines so that these Higher Education Institutions can start their own international development process. Initially, this study explains its research method, after the introduction in the first chapter, where the nature of this dissertation is defined, it can be classified as an applied research, because it aims to develop practical solutions applicable to the Brazilian Public Universities, especially the municipal ones. In the third chapter, the study started from the conceptualization of the internationalization phenomenon and also worked on the correlation between the concepts of globalization and internationalization. In this way, we tried to show the urgency of implementing this process and how it can impact not only institutional growth, but also social growth. In the same chapter, the study also proposed to clarify the path, since there is no system or specific regulation for this. As an example of a successful case study, we sought to demonstrate the characteristics of UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora in the national and international scenario, with its structural presentation and the programs that it has or has had a participation in, such as, for example, the Student-Covenant program and the Science without Borders program. The fourth chapter also explored the guidelines and guiding principles of the Federal Government's "Future-se" Program as premises for the beginning of the internationalization process. In the same vein, the structure of CAPES's Strategic Guide for Institutional Internationalization was analyzed in order to corroborate the delivery of this scientific work. In this line, it was sought to answer the academic community what are the structuring elements to establish an adequate internationalization process in public universities, especially municipal ones, in order to increase their administrative autonomy through more independent means, that is, creating their own international development plan. To do so, the author used mainly, the bibliographical research methodology and also the documental research method. The author's conclusion was that internationalization is a process that has the means to leverage Higher Education Institutions, in order to place themselves on the map of the globalized world, without losing time, in view of the rapid changes that technology has caused in recent years. For this, it is intended to deliver a practical model with actions and guidelines that Public Universities, especially municipal ones, can take to start their own internationalization process (plan), counting, especially, with the internationalization actions, the (self) evaluation matrix, the institutional profile in the global scenario and the institutional structure suggested for implementation within the University.;
Palavras-chave Internacionalização; Universidades; Brasil; Ensino superior; Internationalization; Universities; Brazil; University education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-10-05;
Agência de fomento Universidade de Rio Verde - UniRV;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12167;
Programa Programa de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos Negócios;


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