Resumo:
A presente dissertação objetivou identificar os principais pontos práticos que
podem colaborar com o processo de internacionalização das universidades públicas
brasileiras, buscou-se também exemplificar as formas e orientações para que essas
Instituições de Ensino Superior possam iniciar seu próprio processo de
desenvolvimento internacional. Inicialmente, o presente estudo explica seu método de
pesquisa, após a introdução no primeiro capítulo, onde se define a natureza desta
dissertação podendo ser classificada como de pesquisa aplicada, pois tem o intuito
de desenvolver soluções práticas aplicáveis às Universidades Públicas Brasileiras,
especialmente as municipais. No terceiro capítulo, o estudo partiu da conceituação do
fenômeno da internacionalização e também tratou de trabalhar a correlação entre os
conceitos de globalização e internacionalização. Dessa maneira, procurou-se mostrar
a urgência de implantação desse processo e como isso pode impactar não só no
crescimento institucional, mas também no crescimento social. No mesmo capítulo, o
estudo também se propôs a clarear o caminho, já que não há um sistema ou um
regramento específico para isso. Como exemplo de case de sucesso, buscou-se
demonstrar as características da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora no
cenário nacional e internacional, com sua apresentação estrutural e de programas que
têm ou teve participação, como por exemplo, o programa Estudante-convênio e o
Ciência sem Fronteiras. Ainda, no quarto capítulo, explorou-se as diretrizes e os
princípios norteadores do Programa “Future-se” do Governo Federal como premissas
para início do processo de internacionalização. Nesse mesmo sentido, analisou-se a
estrutura do Guia Estratégico de Internacionalização Institucional da CAPES, a fim de
corroborar com a entrega do presente trabalho científico. Nessa linha, buscou-se
responder à comunidade acadêmica quais são os elementos estruturantes para
estabelecer um processo de Internacionalização adequado nas Universidades
Públicas, especialmente as municipais, a fim de aumentar sua autonomia
administrativa por meios mais independentes, ou seja, criando seu próprio plano de
desenvolvimento internacional. Para tanto, utilizou-se principalmente, a metodologia
de pesquisa bibliográfica e também o método de pesquisa documental. A conclusão
do autor, foi de que a internacionalização é um processo que tem meios para
alavancar as Instituições de Ensino Superior, com o fim de se colocarem no mapa do
mundo globalizado, sem perder tempo, tendo em vista as mudanças rápidas que a
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tecnologia provocou nos últimos anos. Para isso, pretende-se entregar um modelo
prático com ações e diretrizes que as Universidades Públicas, especialmente as
municipais, poderão tomar para iniciar seu próprio processo (plano) de
internacionalização, contando, especialmente, com as ações de internacionalização,
a matriz de (auto) avaliação, o perfil institucional no cenário global e a estrutura
institucional sugerida para implementação dentro da Universidade.