Resumo |
Este trabalho de conclusão de curso investiga como a avaliação das escolas de educação infantil do município de Esteio contribui para as aprendizagens das crianças narradas com desenvolvimento atípico. Na fundamentação teórica, apresenta-se vários autores que discorrem sobre crianças, infâncias, escolas de educação infantil, avaliação, documentação pedagógica e inclusão. Alguns dos teóricos utilizados são Redin, Gomes e Fochi (2013), Edwards, Gandini e Forman (2016), Lopes (2008), Lepre (2008), Hoffmann (2012), Oliveira-Formosinho (2019) e Stainback e Stainback (1999). O material que compõe o corpus de análise desta pesquisa são os portfólios de crianças narradas com desenvolvimento atípico na faixa etária entre 0 e 3 anos de idade. Para análise dos dados, foram construídas três categorias que levam em conta o formato da avaliação, o que as avaliações falam sobre a criança e o que é dito sobre as dificuldades dessas crianças. Os achados desta pesquisa constatam que os registros das avaliações das crianças narradas com desenvolvimento atípico, quando feitos de forma adequada, contribuem significativamente para as aprendizagens dessas crianças. Para realizar registro adequado, é necessário que o professor observe e documente os momentos vivenciados na escola por meio de fotos, vídeos, anotações e/ou outros. Observa-se, também, que em muitas avaliações registradas nos portfólios pelos professores questões sobre comportamento considerado inadequado das crianças acabam se sobrepondo às questões pedagógicas.; |