Resumo |
A Peer Instruction, que faz parte das assim denominadas metodologias ativas,
tem como foco o ensino interativo, no qual o aluno se torna protagonista do processo
de aprendizagem, enquanto a Pedagogia Crítica, de Paulo Freire, argumenta sobre a
importância do discente ser um indivíduo crítico, reflexivo e dialógico. Tal metodologia
ativa de ensino, aliada às concepções freirianas de educação, se torna uma alternativa
ao ensino tradicional, e, portanto, com alto potencial de resgatar o interesse e a
motivação dos alunos para aprenderem. Este trabalho apresenta uma proposta de
aulas para o ensino médio, na disciplina de Física, utilizando a Peer Instruction. Além
de identificar a relevância do uso de metodologias ativas no ensino de Física, relaciona
as ideias de Pedagogia Crítica de Paulo Freire com os objetivos da Peer Instruction
e, por fim, verifica e analisa as potencialidades e as limitações da metodologia
utilizada. O método da pesquisa consistiu na aplicação de seis aulas para uma turma
de segundo ano em uma escola técnica estadual do município de Taquara, Rio
Grande do Sul. As aulas foram estruturadas com base na Peer Instruction e nas
concepções da Pedagogia Crítica, contando com testes conceituais, questionários,
apresentações expositivas, análise de práticas experimentais, trabalhos em grupos,
além das respectivas discussões pertinentes às atividades. Os alunos foram
estimulados a trabalharem de forma dialógica, interativa e cooperativa durante todo o
projeto, de acordo com as concepções freirianas de educação. Os resultados
mostraram que a metodologia aplicada foi aprovada pelos alunos e pelo professor
titular, destacando-se o aspecto motivacional. O desempenho dos estudantes,
analisado graficamente, nos testes conceituais foi muito bom, assim como no trabalho
avaliativo. Já a atividade experimental proporcionou o estabelecimento da relação
entre os conhecimentos construídos em aula com a realidade do discente. Segundo o
cálculo do ganho de Hake (1998), os estudantes obtiveram um ganho de
aprendizagem, porém, este encontra-se em um patamar médio, ficando aquém do
ganho esperado para a aplicação da Peer Instruction. Por fim, considera-se que ainda
existe o desafio de alternar o ensino tradicional por métodos ativos de ensino e
aprendizagem, bem como induzir o aluno a compreender seu papel protagonista neste
processo.; |