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A Peer Instruction como alternativa metodológica para aulas de física do ensino médio aplicada sob uma perpectiva freiriana

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Autor Kohlrausch, Daniela da Cunha;
Orientador Klein, Cândida Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8599192488692770;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A Peer Instruction como alternativa metodológica para aulas de física do ensino médio aplicada sob uma perpectiva freiriana;
Resumo A Peer Instruction, que faz parte das assim denominadas metodologias ativas, tem como foco o ensino interativo, no qual o aluno se torna protagonista do processo de aprendizagem, enquanto a Pedagogia Crítica, de Paulo Freire, argumenta sobre a importância do discente ser um indivíduo crítico, reflexivo e dialógico. Tal metodologia ativa de ensino, aliada às concepções freirianas de educação, se torna uma alternativa ao ensino tradicional, e, portanto, com alto potencial de resgatar o interesse e a motivação dos alunos para aprenderem. Este trabalho apresenta uma proposta de aulas para o ensino médio, na disciplina de Física, utilizando a Peer Instruction. Além de identificar a relevância do uso de metodologias ativas no ensino de Física, relaciona as ideias de Pedagogia Crítica de Paulo Freire com os objetivos da Peer Instruction e, por fim, verifica e analisa as potencialidades e as limitações da metodologia utilizada. O método da pesquisa consistiu na aplicação de seis aulas para uma turma de segundo ano em uma escola técnica estadual do município de Taquara, Rio Grande do Sul. As aulas foram estruturadas com base na Peer Instruction e nas concepções da Pedagogia Crítica, contando com testes conceituais, questionários, apresentações expositivas, análise de práticas experimentais, trabalhos em grupos, além das respectivas discussões pertinentes às atividades. Os alunos foram estimulados a trabalharem de forma dialógica, interativa e cooperativa durante todo o projeto, de acordo com as concepções freirianas de educação. Os resultados mostraram que a metodologia aplicada foi aprovada pelos alunos e pelo professor titular, destacando-se o aspecto motivacional. O desempenho dos estudantes, analisado graficamente, nos testes conceituais foi muito bom, assim como no trabalho avaliativo. Já a atividade experimental proporcionou o estabelecimento da relação entre os conhecimentos construídos em aula com a realidade do discente. Segundo o cálculo do ganho de Hake (1998), os estudantes obtiveram um ganho de aprendizagem, porém, este encontra-se em um patamar médio, ficando aquém do ganho esperado para a aplicação da Peer Instruction. Por fim, considera-se que ainda existe o desafio de alternar o ensino tradicional por métodos ativos de ensino e aprendizagem, bem como induzir o aluno a compreender seu papel protagonista neste processo.;
Palavras-chave Metodologias Ativas; Peer Instruction; Pedagogia Crítica; Ensino de Física;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-12-02;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11744;
Nivel Graduação;
Curso Física;


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