Resumo:
Mapear, descrever e analisar que/quais jogos de saber e poder concorrem para a constituição de uma docência exercida por pessoas trans no contexto da produção acadêmica educacional brasileira entre os anos de 2009 e 2019 é o objetivo desta dissertação. Para isso, a partir de uma busca no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, foram identificadas e analisadas 08 (oito) pesquisas, sendo 03 (três) teses de doutorado e 05 (cinco) dissertações de mestrado, desde a perspectiva da análise documental. A investigação foi ancorada em quatro campos de estudos: Estudos em Docência, Estudos de Gênero, Estudos Queer e Estudos Foucaultianos, buscando apoio principalmente nos estudos de Michel Foucault. A partir da análise do material empírico, foi possível organizar duas categorias de análise: “Regulação da docência: matriz heterocisnormativa” e “Queer(ização) da docência: resistir e (re)existir”. A tese a que se chega é a seguinte: a partir da análise da produção acadêmica educacional brasileira do decênio 2009-2019, podese perceber que pessoas trans, ao se constituírem como docentes, são interpeladas por discursos e jogos de poder/saber que dizem do corpo, do gênero e da sexualidade, sendo regulados pela matriz heterocisnormativa. As mesmo tempo, docentes trans criam possibilidades outras para resistir e (re)existir, na medida que forçam um processo que nomino de queer(ização) da docência, entendido aqui como uma atitude-ético-estético-político-queer, por meio de uma vida vivível que visa separar a docência da moralidade e da decência, que a tem atravessado e constituído por muito tempo, afim de possibilitar modos outros de ser, de estar e existir docente no contemporâneo.