Autor |
Alves, Gabrielle de Souza; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0630989077702909; |
Orientador |
Schlemmer, Eliane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5391034042353187; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A formação de professores na sociedade hiperconectada: alternativas emergentes para a internacionalização e apropriação de tecnologias digitais na educação; |
Resumo |
Durante a pandemia da Covid-19, foi possível observar um aumento significativo no número de grupos em mídias sociais, eventos e lives com o objetivo de contribuir com a formação dos professores que passavam, agora, a ter o desafio de desenvolver os processos de ensino e de aprendizagem não mais no espaço físico, geográfico da sala de aula, mas nos espaços das tecnologias digitais em rede. Nesse contexto, a pesquisa que apresento trata da internacionalização e da formação docente problematizada a partir da interação envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e de Portugal, que ocorre em dois grupos do Facebook. Esses grupos buscam apoiar os participantes para a utilização de diferentes TD em rede em suas práticas pedagógicas. Com o objetivo de compreender como ocorre a internacionalização e a formação para a apropriação de tecnologias digitais em grupos do Facebook, formados por/para professores, esta pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, desenvolve-se a partir do método de pesquisa bibliográfica e do método cartográfico de pesquisa-intervenção. Os dados produzidos e analisados, a partir do registro em caderno de notas, questionário e entrevistas, sugerem que os grupos investigados se configuraram enquanto ambientes colaborativos de troca de informações e compartilhamento de dúvidas e experiências, que emergiam das necessidades e vivências dos participantes. Num primeiro momento, vinculadas à perspectiva do uso de TD, enquanto ferramenta, apoio, recurso, sendo o professor e os estudantes usuários. Essa compreensão aos poucos foi se movendo no sentido da apropriação dessas tecnologias, enquanto tecnologias da inteligência que possibilitam que os professores e estudantes sejam também produtores, empoderando-os. No que diz respeito à internacionalização, é possível perceber, por meio das interações nos grupos a presença de práticas de cooperação internacional. No entanto, é preciso ampliar as discussões com os professores em relação à distinção entre globalização e internacionalização. Durante esse processo identificamos a potência desses grupos no sentido de contribuir para práticas de internacionalização em casa e para a apropriação de tecnologias digitais. Assim, os resultados apontam para a necessidade de se repensar os modelos de formação docente atuais, sobretudo de formação continuada, a partir de práticas que são desenvolvidas nos dois grupos, considerando as necessidades educacionais da sociedade hiperconectada.; |
Abstract |
During the Covid-19 pandemic, it was possible to observe a significant increase in the number of groups in social media, events and lives in order to contribute to the training of teachers who were now passing, to have the challenge of developing teaching and learning processes no longer in the physical, geographical space of the classroom, but in the spaces of networked digital technologies. In this context, the research I present deals with internationalization and problematized teachers training based on the interaction involving teachers and researchers from Brazil and Portugal, which occurs in two Facebook groups. These groups seek to support participants for the use of different networked DT in their pedagogical practices. In order to understand how internationalization and teachers training for the appropriation of digital technologies occurs, in Facebook groups formed by / for teachers, this qualitative research, of the exploratory and descriptive type, is developed using the bibliographic research method and the cartographic method of research-intervention. The data produced and analyzed, from the register in notebooks, questionnaires and interviews, suggests that the investigated groups were configured as collaborative environments for exchanging information and sharing doubts and experiences, which emerged from the needs and experiences of the participants. At first, linked to the perspective of the use of TD, as a tool, support, resource, being the teacher and the students users. This understanding gradually had moved towards the appropriation of these technologies, while intelligence technologies that enable teachers and students to also be producers, empowering them. With regard to internationalization, it is possible to perceive, through group interactions, the presence of international cooperation practices. However, it is necessary to expand discussions with teachers regarding the distinction between globalization and internationalization. During this process, we identified the power of these groups to contribute to internationalization at home practices and to the appropriation of digital technologies. Thus, the results point to the need to rethink current teacher training models, especially continuing education, based on the practices that are developed in both groups, considering the educational needs of the hyperconnected society.; |
Palavras-chave |
Formação de professores; Internacionalização; Tecnologias digitais; Sociedade hiperconectada; Teacher training; Internationalization; Digital technologies; Hyperconnected society; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-03-31; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9814; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |