Autor |
Lima, Claudio Cleverson de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1572779834379796; |
Orientador |
Schlemmer, Eliane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5391034042353187; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A jornada dos híbridos: acompanhamento dos percursos de aprendizagem em movimento no contexto da Internet das Coisas; |
Resumo |
As atividades de aprendizagem em movimento desenvolvem os aspectos físico, cognitivo e habilidades interpessoais dos estudantes, mas orquestrar pedagogicamente essas atividades posiciona desafios ao professor, já que estas ocorrem fora do seu campo visual e com os estudantes movimentando-se espacialmente. Nesse sentido, esta tese é orientada pela seguinte questão: como promover a consciência do professor na orquestração pedagógica de atividades de aprendizagem em movimento? O objetivo da tese é projetar e avaliar uma prática pedagógica inventiva gamificada móvel e compreender, no âmbito da IoT, como esta prática contribui para a promoção da consciência do professor na orquestração pedagógica de tais atividades. Esta tese apoia-se no paradigma metodológico da Design Science Research (DSR), especificamente no modelo de processo Design Science Research Methodology. Os dados foram construídos no próprio processo de invenção da prática, em dois momentos: uma atividade de demonstração, valendo-se de observação direta, entrevistas, questionários, mesa redonda, blogs e registros em imagem, áudio e vídeo digitais e, em um segundo momento, na construção e avaliação do design da atividade por meio de três cenários distintos, informados e avaliados por meio de procedimento metodológico específico. A análise dos dados demonstrou que, sem a utilização de TD, a promoção da consciência docente em relação a aspectos relevantes da atividade em movimento é insuficiente para possibilitar a orquestração. O design da prática pedagógica MOBinvent, pela incorporação de sensores IoT (Internet das Coisas) na coleta, processamento e transmissão de dados consolidados via dashboard em tempo real ao professor, possibilita o acompanhamento e orquestração da atividade. Os resultados da avaliação por cenários apontam incremento na promoção da consciência docente em comparação com a atividade demonstração, que não incorporou sensores IoT. O contributo fundamental desta tese é representado pelo design final da prática MOBinvent, enquanto demonstração rigorosa e relevante de como os sensores IoT, ao automatizar aspectos burocráticos de coleta, processamento e transmissão de dados consolidados em tempo real, podem oferecer ao professor informações e liberdade para focar na orquestração pedagógi- ca de atividades em movimento. Estudos futuros podem ser direcionados na melhoria do design aqui proposto por equipes interdisciplinares, ampliando e aprofundando o escopo da prática, bem como conduzir novas avaliações em campo, assim que as restrições impostas pela pandemia COVID-19 possibilitarem. Essas contribuições podem aperfeiçoar e gerar práticas que ofereçam ao professor maior liberdade na orquestração de processos de aprendizagem em movimento, promovendo a aprendizagem, objetivo último dos processos educativos.; |
Abstract |
Mobile learning activities develop physical, cognitive, and interpersonal skills of students, but orchestrating these activities pedagogically poses challenges to teachers, since these activities occur outside their visual reach and with students moving spatially. Therefore, this thesis is guided by the following question: how can technologies of the Internet of Things (IoT) help promote teacher awareness in the pedagogical orchestration of mobile learning activities? The goal of this thesis is to design and evaluate an inventive mobile gamified pedagogical practice and understand how within the scope of the IoT this practice contributes to the promotion of teacher awareness in the pedagogical orchestration of such activities. This thesis is based on the methodological paradigm of Design Science Research (DSR), especifically on the Design Science Research Methodology process model. The data was built in the actual process of invention of the practice, in two moments: a demonstration activity, through direct observation, interviews, questionnaires, round table, blogs and registries of images, audio and video in digital format; secondly, in the construction and evaluation of a pedagogical practice in three different scenarios, informed through a scenario evaluation methodology. The data analysis showed that, without technological support, the awareness of teachers regarding relevant aspects of the mobile activity is insufficient to enable pedagogical orchestration. The design of the MOBinvent pedagogical practice incorporated IoT sensors in the construction, processing, and transmission of consolidated data through a real-time dashboard for the teacher, enabling the accompaniment and orchestration of the activity. The results of the scenario evaluation points to the promotion of teaching awareness which would enable the pedagogical orchestration; on the other hand, the demonstration activity, which did not incorporate IoT sensors, did not promote such. Therefore, the main contribution of this thesis is represented by the final design of the MOBinvent pedagogical practice, as a rigorous and relevant demonstration of how IoT sensors, by automating bureaucratic aspects of building, processing, and transmitting consolidated data, can offer teachers information, and freedom to focus on the pedagogical orchestration. Future studies may focus on improving the design here proposed through interdisciplinary teams that may suggest improvements and advances in the design of the MOBinvent practice. New evaluations in the field would be recommended as soon as restrictions imposed by COVID-19 allow, improving or proposing practices that may offer teachers greater freedom in orchestrating mobile learning processes, promoting learning, which in terms is the ultimate goal of educational processes.; |
Palavras-chave |
Aprendizagem; Cognição inventiva; Internet das Coisas; Cenários; Design science; Learning; Inventive cognition; Internet of Things; Scenarios; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2021-04-23; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9813; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |