RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“Quando eles fazem perguntas, vem mais coisa na minha cabeça pra perguntar”: a ideologia presente na literatura infantil e as reflexões com crianças em uma escola da periferia de Porto Alegre

Mostrar registro simples

Autor Pegoraro, Camile;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6172732713311798;
Orientador Adams, Telmo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7293725605745367;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título “Quando eles fazem perguntas, vem mais coisa na minha cabeça pra perguntar”: a ideologia presente na literatura infantil e as reflexões com crianças em uma escola da periferia de Porto Alegre;
Resumo A temática, desenvolvida nesta tese, está relacionada à contribuição da Literatura Infantil na formação de leitoras(es), com foco nas reflexões das crianças a partir da leitura dialógica de quatro obras indicadas pelo Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os objetivos principais foram: examinar o conteúdo das obras selecionadas no contexto da política do PNAIC; identificar os entendimentos das crianças sobre essas obras, considerando a Ideologia subjacente às histórias; analisar as reflexões das crianças sobre a Literatura Infantil a partir do diálogo com seus pares e com a pesquisadora. O estudo ocorreu com crianças e professoras de uma escola municipal localizada na periferia de Porto Alegre. A pesquisa, de caráter qualitativo, insere-se no campo do materialismo histórico dialético com procedimentos metodológicos da pesquisa participante, com base em Freire, Brandão e Fals Borda. As principais categorias de análise foram: Ideologia, a partir dos estudos de Volóchinov, Marx e Engels, Žižek, Mészáros, Eagleton, Williams, Gramsci; Linguagem, por meio da elaboração de Bakhtin, acerca da atitude responsiva e da construção dos enunciados; Leitura Dialógica com a visão de Freire. Como resultados, verificou-se que a Literatura Infantil traduz as contradições da sociedade e encontra-se na tensão dialética constante entre a reprodução da estrutura do sistema capitalista e a construção de outra hegemonia, mas que, dependendo das mediações engendradas, há possibilidade da abertura de brechas. A leitura, apenas pela fruição, não problematiza questões sociais. No entanto, quando confrontada na leitura dialógica entre as(os) participantes da pesquisa, promove reflexões que despertam a Consciência Social. Esse processo pode ocorrer individualmente, dependendo da prática social da leitora. No entanto, a mediação pedagógica e o diálogo com os pares podem facilitar a criação de brechas que ajudem a ultrapassar as situações limites impostas pelo tempo histórico.;
Abstract The theme developed in this thesis is related to the contribution of Children's Literature in the formation of readers, focusing on the reflections of children from the dialogical reading of four works indicated by the National Plan for Literacy in the Right Age (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC). The main objectives were: to examine the content of the selected works in the context of the PNAIC policy; identify children's understandings of these works, considering an ideology underlying the stories; analyzed as children's reflections on Children's Literature from the dialogue with their peers and with a researcher. The study takes place with children and teachers of a municipal school located in a low-income and peripheral area of Porto Alegre. The qualitative research is inserted in the field of dialectical historical materialism with methodological procedures of participatory research, based on Freire, Brandão and Fals Borda. The main categories of analysis were: Ideology, from the studies of Volóchinov, Marx and Engels, Žižek, Mészáros, Eagleton, Williams, Gramsci; Language, through the elaboration of Bakhtin, about the responsive and the construction of statements; Dialogic reading with the vision of Freire. As a result, it was found that Children's Literature reflects the contradictions of society and is found in the constant dialectical tension between the reproduction of the structure of the capitalist system and the construction of another hegemony, but that, depending on the mediations engendered, there is a possibility of opening gaps. Reading just for fruition does not problematize social issues. However, when confronted in the dialogical reading among the research participants, it promotes reflections that awaken social awareness. This process can occur individually, despite the reader's social practice. However, pedagogical mediation and dialogue with peers can facilitate the creation of loopholes which help to overcome the limits imposed by historical time.;
Palavras-chave Literatura infantil; Ideologia; Consciência social; Pesquisa participante; Pesquisa com crianças; Children's literature; Ideology; Social consciousness; Participating research; Children's research;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-03-08;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9731;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística