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Ser jovem na escola: experiência escolar de jovens numa escola pública da periferia da cidade de Maceió/AL

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Autor Oliveira Junior, José de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3959823173395982;
Orientador Lopes, José Rogério;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5121360004451480;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Ser jovem na escola: experiência escolar de jovens numa escola pública da periferia da cidade de Maceió/AL;
Resumo Pensando as relações dos jovens com a escola e na sociabilidade entre eles(as) nesse espaço de socialização, além das ideias sobre identidades e memórias, foi que a perspectiva da juventude como um problema sociológico começou a ser pensada e estudada por mim. Pesquisamos na instituição escola o processo de socialização e experiências dos sujeitos jovens de bairros periféricos da cidade, e qual a sua mediação na construção de identidades a partir das relações estabelecidas nesse espaço e dos projetos culturais que sejam desenvolvidos, ou não. Nesse sentido, nosso objetivo geral foi investigar as sociabilidades juvenis em escolas de periferia da parte baixa da cidade de Maceió/AL. Buscamos o entendimento do que pensa a juventude sobre a juventude. Como os jovens veem a instituição escola e qual seu significado para suas vidas. Como estão construindo seus processos identitários. O presente estudo é relevante, pois contribui com o conhecimento acerca das sociabilidades, identidades e projetos individuais e culturais, adotando a categoria “lugar de memória” como suporte para a formação e construção de uma memória coletiva e individual. O objetivo da pesquisa não foi realizar um desenho abrangente do ser jovem em Alagoas, mas focalizar no eixo central da análise proposta: a sociabilidade juvenil numa escola da periferia da parte baixa da cidade de Maceió e saber o que pensam esses sujeitos acerca da escola como suporte e aporte para seus projetos de futuro e como um “lugar de memória”. A juventude antes era vista como algo de que, no final da vida escolar, a pessoa acabava se livrando, como um estágio temporário num movimento para a fase adulta. Essa passagem ordeira de outrora passou a ser agora carregada de incertezas.;
Abstract Thinking about the relationships of young people with school and sociability among them in this space of socialization, in addition to the ideas about identities and memories, was that the perspective of youth as a sociological problem began to be thought and studied by me. We researched in the school institution the process of socialization and experiences of young subjects from peripheral neighborhoods of the city, and what is their mediation in the construction of identities based on the relationships established in this space and the cultural projects that are developed, or not. In this sense, our general objective was to investigate the juvenile sociability in schools in the periphery of the lower part of the city of Maceió/AL. We seek an understanding of what youth think about youth. How young people see the school institution and what it means to their lives. How they're building their identity processes. The present study is relevant because it contributes to the knowledge about sociability, identities and individual and cultural projects, adopting the category "place of memory" as support for the formation and construction of a collective and individual memory. The objective of the research was not to perform a comprehensive drawing of the young being in Alagoas, but to focus on the central axis of the proposed analysis: youth sociability in a school on the outskirts of the lower part of the city of Maceió and to know what these subjects think about the school as support and contribution to their future projects and as a "place of memory". Youth was previously seen as something that, at the end of school life, the person would end up getting rid of, as a temporary stage in a movement for adulthood. This orderly passage of yore has now become fraught with uncertainty.;
Palavras-chave Sociabilidade; Juventude; Escola; Cidade; Sociability; Youth; School; City;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-11-18;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior IFAL;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9686;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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