Autor |
Carvalho, João Patricio de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1788563460692645; |
Orientador |
Jacobus, Artur Eugênio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3554354139881137; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O relacionamento professor–aluno no ensino médio em análise: contribuições à coordenação pedagógica e ao processo de ensino-aprendizagem; |
Resumo |
A presente pesquisa discute a relação professor-aluno e seus impactos na aprendizagem, no Colégio São Francisco de Sales (Diocesano), localizado em Teresina (PI), e integrante da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Nesse sentido, este trabalho foi realizado com o objetivo de identificar aspectos dessa relação que contribuam para uma aprendizagem mais integradora entre as dimensões socioemocional e acadêmica, subsidiando os coordenadores pedagógicos para que estes desenvolvam ações dialógicas e reflexivas que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa realizada teve natureza qualitativa, utilizando-se do método de estudo de caso. Foram utilizadas duas formas de coletas de dados: a pesquisa em documentos norteadores do ensino na RJE e no Colégio Diocesano; e entrevistas semiestruturadas com alunos e professores do colégio, no segmento do Ensino Médio. Diante da análise de dados documentais e das entrevistas, foi possível compreender que a relação professor-aluno, tal qual se apresenta no Colégio Diocesano, tem, de modo geral, contribuído para a aprendizagem dos alunos, na visão de docentes e discentes. Todavia, foram destacados aspectos que podem ser melhorados na gestão desse processo, a exemplo da maior disposição para o diálogo por parte dos professores e uma maior inserção de metodologias ativas, a fim de fomentar o interesse dos alunos às aulas. Quanto aos documentos analisados, estão aquém do necessário quanto à orientação dos docentes, no tocante à relação professor-aluno, razão pela qual se sugere que sejam revistos de forma a incluírem direcionadores mais específicos sobre o tema. O estudo também evidencia que se faz necessária uma mudança de perspectiva quanto a alguns aspectos da gestão pedagógica, incentivando-se maior proximidade da coordenação com os docentes e uma formação continuada dos professores que os auxilie a compreender e se aproximar mais de seus alunos. A pesquisa ainda apresenta um conjunto de proposições de intervenção para a escola, objetivando a melhoria das relações entre professores e alunos, ampliando as situações de aprendizagem.; |
Abstract |
This research discusses upon the teacher-student relationship and its impacts on the learning process at Colégio São Francisco de Sales (Colégio Diocesano), located in Teresina (PI), and member of the Jesuit Schools Network (RJE). This work was carried out aimed on identifying aspects of the teacher-student relationship that contribute to a more integrative learning between the socioemotional and academic dimensions. By doing so, we intend to support the pedagogical coordinators in developing dialogical and reflective actions, in order to improve the teaching-learning process. This research is qualitative in nature, using the case study method. Two forms of data collection were used: the study of the teaching guidelines from RJE and Colégio Diocesano; and semi-structured interviews with high school students and teachers. Analyzing data from documents and interviews, it was possible to understand that the teacher-student relationship, as it happens at Colégio Diocesano, in general, has contributed to the learning process of students, accordingly to teachers and students themselves. However, there is aspects that could be improved in the management of this process, such as a greater willingness for dialogue on the part of teachers and greater use of active methodologies in classes, in order to foster students interest in classes. As for the documents analyzed, they fall short of what is necessary with regard to the guidance of teachers, with regard to the teacher-student relationship, which is why it is suggested that they be revised in order to include more specific drivers on the topic. The study also shows that there is a need for a change of perspective in relation to some elements of pedagogical management, as encouraging closer proximity among the pedagogical coordinators and teachers and a continuous training of teachers, helping them to understand and get closer to their students. The research also presents a set of intervention proposals for the school, aiming to improve the relations between teachers and students, expanding the learning situations.; |
Palavras-chave |
Gestão educacional; Perspectiva socioemocional; Ensino Médio; Relação professor-aluno; Educational management; Socioemotional perspective; High school; Teacher-student relationship; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-10-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9552; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |