Abstract:
A presente pesquisa discute a relação professor-aluno e seus impactos na aprendizagem, no Colégio São Francisco de Sales (Diocesano), localizado em Teresina (PI), e integrante da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Nesse sentido, este trabalho foi realizado com o objetivo de identificar aspectos dessa relação que contribuam para uma aprendizagem mais integradora entre as dimensões socioemocional e acadêmica, subsidiando os coordenadores pedagógicos para que estes desenvolvam ações dialógicas e reflexivas que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa realizada teve natureza qualitativa, utilizando-se do método de estudo de caso. Foram utilizadas duas formas de coletas de dados: a pesquisa em documentos norteadores do ensino na RJE e no Colégio Diocesano; e entrevistas semiestruturadas com alunos e professores do colégio, no segmento do Ensino Médio. Diante da análise de dados documentais e das entrevistas, foi possível compreender que a relação professor-aluno, tal qual se apresenta no Colégio Diocesano, tem, de modo geral, contribuído para a aprendizagem dos alunos, na visão de docentes e discentes. Todavia, foram destacados aspectos que podem ser melhorados na gestão desse processo, a exemplo da maior disposição para o diálogo por parte dos professores e uma maior inserção de metodologias ativas, a fim de fomentar o interesse dos alunos às aulas. Quanto aos documentos analisados, estão aquém do necessário quanto à orientação dos docentes, no tocante à relação professor-aluno, razão pela qual se sugere que sejam revistos de forma a incluírem direcionadores mais específicos sobre o tema. O estudo também evidencia que se faz necessária uma mudança de perspectiva quanto a alguns aspectos da gestão pedagógica, incentivando-se maior proximidade da coordenação com os docentes e uma formação continuada dos professores que os auxilie a compreender e se aproximar mais de seus alunos. A pesquisa ainda apresenta um conjunto de proposições de intervenção para a escola, objetivando a melhoria das relações entre professores e alunos, ampliando as situações de aprendizagem.