RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Gestão pedagógica na eja e os desafios de educar em projetos de investigação (pis) no colégio de aplicação - CAp/UFRGS

Mostrar registro simples

Autor Ribeiro, Elisiane da Silveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9035744212086924;
Orientador Rocha, Maria Aparecida Marques da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão pedagógica na eja e os desafios de educar em projetos de investigação (pis) no colégio de aplicação - CAp/UFRGS;
Resumo A presente dissertação investigou a gestão escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os seus desafios, para propor um ensino de qualidade e de relevância aos discentes. Para tal, planejou-se observar e analisar alguns seguimentos da gestão escolar ‒ equipes administrativa e pedagógica, professores e alunos –, a fim de contribuir para a qualificação da gestão escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no âmbito das escolas pública e privada. Dessa forma, o trabalho de pesquisa está embasado em um referencial teórico crítico e emancipador na área da educação. Assim, chegou-se a indícios de que o êxito do processo de ensino-aprendizagem se dá pela interseção entre as partes interessadas. Além disso, a gestão educacional deve tornar o ambiente escolar propício à construção do conhecimento, colocando educandos como sujeitos da aprendizagem. O processo metodológico utilizado nesta investigação se deu por meio de observações na EJA do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS e de análises de questionários aplicados a dois gestores, a dois professores e a dois alunos. A abordagem dos dados ocorreu pela análise de conteúdo. Por este viés, foi possível atender ao questionamento central da pesquisa, que diz respeito às ações de gestão necessárias aos alunos da EJA, para a viabilização da construção dos Projetos de Investigação no Bloco de Comunicação do CAp/UFRGS. O resultado da pesquisa assinalou que a gestão escolar da EJA do CAp está atenta ao desenvolvimento do processo educativo dos educandos. Além disso, também se empenha em proporcionar um espaço acolhedor aos educadores, dando oportunidade para que estes tenham vozes ativas na escolha das metodologias adotadas. Por fim, esta dissertação será disseminada no Colégio de Aplicação, no salão EDUFRGS, um dos eventos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, também, em eventos científicos.;
Abstract This dissertation investigated the school management of Brazilian Youth and Adult Education (EJA) and its challenges, to propose a qualified and relevant teaching to students. To this end, it was planned to observe and analyze some school management segments, such as administrative and pedagogical teams, teachers and students, in order to contribute to the qualification of the school management of Youth and Adult Education modality, in both public and private schools. Thus, this research work is based on a critical and emancipating theoretical reference in the educational area. Thus, there were indications that the success of the teaching-learning process is due to the intersection between the interested parties. Furthermore, educational management must make the school environment conducive to knowledge construction, thus placing students as subjects of learning. The methodological process used in this research was through observations at the EJA of UFRGS' Colégio de Aplicação and analysis of questionnaires applied to two managers, two teachers and two students. The approach of the data occurred through the analysis of content. For this bias, it was possible to attend the central question of the research, which concerns to the management actions necessary to EJA’s students to enable the construction of the Research Projects in the Communication Block of UFRGS' CAp. The result of the research pointed out that the school management of CAp’s EJA is attentive to the development of the educational process of the students. This school also strives in providing a welcoming space for educators, giving them the opportunity to have active voices in the choice of the methodologies adopted. Finally, this dissertation will be disseminated at UFRGS' Colégio de Aplicação, at EDUFRGS hall, one of the events of Federal University of Rio Grande do Sul, and also in scientific events.;
Palavras-chave Gestão educacional; Educação de Jovens e Adultos; Projeto de investigação; Estratégias reflexivas; Colégio de Aplicação da UFRGS; Educational management; Brazilian Youth and Adult Education; Research project; Reflective strategies; UFRGS’ Colégio de Aplicação;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-10-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9551;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística