Resumen:
A presente dissertação investigou a gestão escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os seus desafios, para propor um ensino de qualidade e de relevância aos discentes. Para tal, planejou-se observar e analisar alguns seguimentos da gestão escolar ‒ equipes administrativa e pedagógica, professores e alunos –, a fim de contribuir para a qualificação da gestão escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no âmbito das escolas pública e privada. Dessa forma, o trabalho de pesquisa está embasado em um referencial teórico crítico e emancipador na área da educação. Assim, chegou-se a indícios de que o êxito do processo de ensino-aprendizagem se dá pela interseção entre as partes interessadas. Além disso, a gestão educacional deve tornar o ambiente escolar propício à construção do conhecimento, colocando educandos como sujeitos da aprendizagem. O processo metodológico utilizado nesta investigação se deu por meio de observações na EJA do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS e de análises de questionários aplicados a dois gestores, a dois professores e a dois alunos. A abordagem dos dados ocorreu pela análise de conteúdo. Por este viés, foi possível atender ao questionamento central da pesquisa, que diz respeito às ações de gestão necessárias aos alunos da EJA, para a viabilização da construção dos Projetos de Investigação no Bloco de Comunicação do CAp/UFRGS. O resultado da pesquisa assinalou que a gestão escolar da EJA do CAp está atenta ao desenvolvimento do processo educativo dos educandos. Além disso, também se empenha em proporcionar um espaço acolhedor aos educadores, dando oportunidade para que estes tenham vozes ativas na escolha das metodologias adotadas. Por fim, esta dissertação será disseminada no Colégio de Aplicação, no salão EDUFRGS, um dos eventos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, também, em eventos científicos.