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Relação de cuidado com o outro na enfermagem: um estudo sobre o processo formativo de enfermeiros(as)

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Autor Fonseca, Sheila Cristina Teixeira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2652512360277875;
Orientador Klaus, Viviane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Relação de cuidado com o outro na enfermagem: um estudo sobre o processo formativo de enfermeiros(as);
Resumo A presente dissertação procurou responder ao seguinte problema de pesquisa: de que modo a noção de cuidado com o outro é pautada no processo formativo de enfermeiros(as)? Como objetivos específicos, o estudo buscou: estudar a noção de cuidado com o outro na interface com a educação; analisar os pressupostos de formação de enfermeiros(as) presentes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da instituição investigada; identificar noções técnicas e de cuidado com o outro nas disciplinas específicas do Curso de Enfermagem analisado; e compreender de que modo os(as) professores(as) dessa instituição têm pautado ou não a noção de cuidado no processo formativo dos(as) enfermeiros(as). Para tal, utilizou como procedimentos metodológicos: análise documental e entrevistas semiestruturadas com os professores vinculados ao curso de Enfermagem. O estudo foi organizado em seis capítulos que versaram sobre: os aspectos históricos e legais da Enfermagem; a conquista ética e legal da Enfermagem como profissão, tornando o cuidado não somente uma prática humanitária, mas uma ciência; a relação entre educação e cuidado na Enfermagem; e a apresentação das análises realizadas. O capítulo analítico foi organizado em três seções: análise do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem (PPC) e das ementas das disciplinas do Curso; descrição dos perfis dos professores do curso analisado; e análise do modo como os professores têm pautado ou não a noção de cuidado no processo formativo dos enfermeiros(as). Entre os principais achados de pesquisa, destacam-se: a compreensão da historicidade dos cursos de Enfermagem no Brasil; o processo de profissionalização dos(as) enfermeiros(as); a compreensão do que significa “cuidar” em um cotidiano profissional desafiador, com baixos investimentos e pouca valorização profissional; a importância do processo formativo de enfermeiros(as) para que “cuidem” melhor dos seus pacientes; e um maior conhecimento sobre o curso de Enfermagem estudado, sobre o perfil do corpo docente e sobre como o cuidado aparece nas práticas desenvolvidas, de modo que o estudo servirá de base para os aprofundamentos curriculares possíveis na instituição pesquisada.;
Abstract This dissertation sought to tackle the following research problem: how does the notion of care with others is approached in nurses’ educational process? As specific objectives, the study intended: to study the notion of caring for each other in the interface; to analyze educational assumptions related to the education of nurses in the Course Political Project (PPC) of the researched institution; to identify technical notions of care with others in specific subjects of the analyzed course; and to understand the way professors of this institution have approached or not the notion of care in the nurses' educational process. In this regard, it used as methodological procedures: documentary analysis and semi-structured interviews with professors that teach in the referred Nursing undergraduate course. The study was organized in six chapters that approached: the historical and legal aspects of Nursing; the ethical and legal conquest of Nursing as a profession, transforming care not only into a humanitarian practice, but into a science; the relation between education and care in Nursing; and the presentation of the analyses conducted in this research. The analytical chapter was organized in three sections: analysis of the Pedagogical Project of the Nursing Course (PPC) and of the summaries of the Course's subjects; description of the professors’ profiles of the analyzed Nursing Course; and analysis of the way the professors have approached or not the notion of care in nurses' educational process. Among the main findings of this research, it is possible to highlight: the understanding of the historicity of the Nursing undergraduate courses in Brazil; the process of professionalization of nurses; the understanding of the meanings of “caring” in a challenging professional daily routine, with low investments and little professional valuation; the importance of the educational process of nurses so that they "take better care” of their patients; and a broader knowledge about the analyzed Nursing undergraduate course, including the profile of the professors and the way the notion of care appears in the developed practices, so that this study will serve as basis for the possible further curricular developments in the researched institution.;
Palavras-chave Educação; Enfermagem; Cuidado; Formação de enfermeiros(as); Education; Nursing; Care; Nurses' education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-09-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9544;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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