Resumo:
A presente dissertação procurou responder ao seguinte problema de pesquisa: de que
modo a noção de cuidado com o outro é pautada no processo formativo de enfermeiros(as)? Como objetivos específicos, o estudo buscou: estudar a noção de cuidado com o outro na interface com a educação; analisar os pressupostos de formação de enfermeiros(as) presentes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da instituição investigada; identificar noções técnicas e de cuidado com o outro nas disciplinas específicas do Curso de Enfermagem analisado; e compreender de que modo os(as) professores(as) dessa instituição têm pautado ou não a noção de cuidado no processo formativo dos(as) enfermeiros(as). Para tal, utilizou como procedimentos metodológicos: análise documental e entrevistas semiestruturadas com os professores vinculados ao curso de Enfermagem. O estudo foi organizado em seis capítulos que versaram sobre: os aspectos históricos e legais da Enfermagem; a conquista ética e legal da Enfermagem como profissão, tornando o cuidado não somente uma prática humanitária, mas uma ciência; a relação entre educação e cuidado na Enfermagem; e a apresentação das análises
realizadas. O capítulo analítico foi organizado em três seções: análise do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem (PPC) e das ementas das disciplinas do Curso; descrição dos perfis dos professores do curso analisado; e análise do modo como os professores têm pautado ou não a noção de cuidado no processo formativo dos enfermeiros(as). Entre os principais achados de pesquisa, destacam-se: a compreensão da historicidade dos cursos de Enfermagem no Brasil; o processo de profissionalização dos(as) enfermeiros(as); a compreensão do que significa “cuidar” em um cotidiano profissional desafiador, com baixos investimentos e pouca valorização profissional; a importância do processo formativo de enfermeiros(as) para que “cuidem” melhor dos seus pacientes; e um maior conhecimento sobre o curso de Enfermagem estudado, sobre o perfil do corpo docente e sobre como o cuidado aparece nas práticas desenvolvidas, de modo que o estudo servirá de base para os aprofundamentos curriculares possíveis na instituição pesquisada.