Autor |
Farias, Marcela Clarissa Damasceno Rangel de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9098534110177799; |
Orientador |
Klaus, Viviane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8988903289836641; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A docência em fio: alinhavos sobre o profissionalismo docente na trama da BNCC; |
Resumo |
Este estudo procurou compreender a produção da docência no contexto da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e de outros documentos relacionados a ela, tendo em vista os processos de profissionalização, desprofissionalização e reprofissionalização docentes, categorias analíticas resultantes da pesquisa. Os objetivos do estudo foram: compreender a BNCC no contexto da racionalidade neoliberal em sua interface com a educação; compreender o contexto contemporâneo e seus efeitos no trabalho docente; mapear, analisar e produzir as categorias de análise e tecer a trama analítica, de modo a entender como a docência é produzida no contexto da BNCC e de outros documentos selecionados como corpus empírico nos sites do Movimento pela Base Nacional Comum e do Movimento Todos pela Educação; e, especialmente, examinar os modos contemporâneos de constituição do trabalho docente no Brasil, focalizando, principalmente, os processos de (des)profissionalização do magistério e as tentativas de reprofissionalização. Analisam-se os sentidos de profissionalidade, o profissionalismo docente e as mudanças nos saberes da formação profissional que vêm sendo estabelecidos na BNCC e na Política Oficial para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Para tanto, adota-se a análise documental como lente teóricometodológica de pesquisa e se compreendem documentos como monumentos. (FOUCAULT, 2013; LE GOFF, 1996). Analisam-se dois grandes blocos documentais: o primeiro é composto de documentos legais, de pareceres, da própria BNCC (Lei 13.415/2017) e das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP nº 2/2019); o segundo bloco refere-se a documentos que subsidiam a construção da BNCC e da BNC-Formação, presentes nos sites dos movimentos. Apresenta-se uma contextualização da trama das reformas educacionais neoliberais, de modo a compreender a lógica que a inspira, bem como a forma como ela age sobre os modos de ser da escola e, especialmente, do professor. Em seguida, realizam-se breves considerações sobre a racionalidade neoliberal, o empresariamento da sociedade e a BNCC, bem como sobre as mudanças no mundo do trabalho, a partir da Teoria do Capital Humano. Apresenta-se uma discussão sobre os saberes constitutivos da docência e sobre o profissionalismo docente, aspecto que ganha centralidade neste trabalho, a partir de um histórico da profissionalização do
professor, no qual se procura mostrar como os retratos da docência no Brasil são constituídos ora em torno da vocação e da maternidade, que desprofissionaliza a docência, ora em torno de saberes técnicos e profissionais. O capítulo analítico é dividido em três seções: a primeira delas é introdutória; a segunda apresenta a categoria profissionalização docente; e a terceira analisa as categorias reprofissionalização docente e desprofissionalização docente em conjunto, porque estão profundamente articuladas. Vislumbra-se, com as análises feitas, que a ressignificação de “boas práticas pedagógicas” e a adoção da lógica de definição de competências profissionais docentes se constituíram a partir de processos de responsabilização dos professores, amparados na performatividade. Em conclusão, argumenta-se que a nova Política de Formação de Professores coloca em circulação um processo dual que desprofissionaliza – ao mesmo tempo em que (re)profissionaliza – a docência, a partir da formação com ótica gerencialista e performática.; |
Abstract |
This study sought to understand the production of teaching in the context of the
Brazilian Common National Curricular Base (BNCC) and other related documents, in view of the processes of professionalization, deprofissionalization and reprofissionalization of teaching, which were resultant analytical categories of the research. The objectives of the study were: to understand the BNCC in the context of the neoliberal rationality in its interface with education; to understand the contemporary context and its effect in the teaching work; to map, to analyze and to produce the categories of analysis and to weave the analytical weft, in order to understand the way teaching is produced in the context of the BNCC and other documents selected as empirical corpus in the websites of the Movimento pela Base Nacional Comum and of the Movimento Todos pela Educação; and, especially, to examine the contemporary ways of constitution of the teaching work in Brazil, focusing, mainly, on the processes of (de)professionalization of teaching and the attempts of its reprofissionalization. The study analyzes the meanings related to profession, teaching professionalism and changes in professional-education knowledge that have been established in the BNCC and in the
Official Policy for Elementary Teachers' Education (BNC-Formação). In this regard, the
research uses the documentary analysis as a theoretical-methodological approach and
understands documents as monuments. (FOUCAULT, 2013; LE GOFF, 1996). Two great
blocks of documents are analyzed: the first one is composed of legal documents, reports, the BNCC (Law no. 13.415/2017) and the National Curricular Guidelines and the National Common Base for Pre-Service Education of Elementary Teachers (Resolution CNE/CP no. 2/2019); the other block concerns documents that subsidize the construction of the BNCC and the BNC-Formação, from the websites of the movements. The study presents a contextualization of the weft of the neoliberal educational reforms, in order to understand the logic that inspires it, as well as the way it acts on schools' and, especially, teachers' ways of being; after that, it makes brief considerations on the neoliberal rationality, the entrepreneurism of society and the BNCC, as well as on the changes in the labor world, from the Theory of the Human Capital. It also presents a discussion on the knowledge that is constituent of teaching and on teaching professionalism, an aspect that becomes central in this work, from a description of the professionalization of teachers, in which the study seeks to show the way the frames of teaching in Brazil are constituted, sometimes around vocation and maternity, which deprofissionalizes teaching, sometimes around technical and professional knowledge. The analytical chapter is divided in three sections: the first one is introductory; the second one presents the teaching professionalization category; and the third one jointly analyzes the teaching reprofissionalization and teaching deprofissionalization categories, because they are deeply articulated. The study observes, with the analyses, that the reframing of “good teaching practices” and the adoption of the logic of definition of teaching professional abilities were constituted from processes of accountability of teachers, supported by the concept of performance. In conclusion, the research argues that the new Policy of Teacher Education disseminates a dual process that deprofissionalizes – and simultaneously (re)profissionalizes – teaching, from the proposal of an educational process with managerial and performative perspectives.; |
Palavras-chave |
Profissionalização docente; Desprofissionalização docente; Reprofissionalização docente; Reprofissionalização docente; BNCC; BNC-Formação; Teaching professionalization; Teaching deprofessionalization; Teaching reprofessionalization; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-01-14; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9543; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |