Resumo:
A presente tese de doutorado em Linguística Aplicada, intitulada de LETRAMENTOS PARA O HABITAR A EDUCAÇÃO OnLIFE: a formação de professores-pesquisadores da pós-graduação, é desenvolvida no contexto da linha de pesquisa Linguagem e Práticas Escolares e está vinculada a pesquisa O URBANO E O PÓS-URBANO COMO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: formação de professores e pesquisadores na cultura híbrida e multimodal. O problema que dá origem à tese emergiu ao habitar o território da pesquisa e busca compreender de que forma a vivência e a experiência de uma prática pedagógica inventiva pode contribuir para o desenvolvimento de letramentos do professor da pós-graduação no e para o local de trabalho. A partir da apropriação do método cartográfico de pesquisa-intervenção (KASTRUP, 2007, 2008; PASSOS, KASTRUP e ESCÓSSIA, 2009; PASSOS, KASTRUP e TEDESCO, 2014), o objetivo principal da investigação consistiu em analisar, através da linguagem, os letramentos que emergem e são desenvolvidos por professores-pesquisadores de mestrado e doutorado participantes de um curso de Especialização ofertado por uma universidade comunitária da região Sul do Brasil que, a partir da perspectiva da cocriação, visa a desenhar e conceber a Educação OnLIFE na pós-graduação. Trata-se de uma formação a partir de um desenho curricular diferenciado, organizado e desenvolvido a partir de Cinco Dimensões da Formação Docente (5DsFD) (SCHLEMMER, 2019), as quais são associadas um conjunto de competências. A formação, diante desse currículo, é desenvolvida a partir de um processo que implica habitar, acompanhar e avaliar constantemente o percurso formativo desenvolvido pelos participantes. Para tanto, habitamos diferentes tecnologias e plataformas digitais (Facebook, WhatsApp e Microsoft Teams), a fim de compreender os rastros deixados por cinco professores que experienciaram o percurso da Prática Pedagógica Simpoiética, Inventiva, Gamificada e ONline/OnLIFE (SaIGOn) Novas Aventuras de Dom Quixote (OLIVEIRA, ANDRADE e SCHLEMMER, 2022) e que, posteriormente, conceberam as suas próprias práticas inventivas. Diante à análise, foi possível identificar como e de que forma foram desenvolvidos os letramentos dos participantes ao longo do processo de vivência e experiência inventiva/formativa pelo qual passaram, cumprindo com o objetivo da investigação, em que se destacam: i) os multiletramentos, visto a apropriação de tecnologias digitais e as diferentes formas de produzir textos diante da multiplicidade multissemiótica presente em todos os territórios habitados; ii) o letramento linguístico, devido a necessidade de apropriação da(s) linguagem(ns) em diferentes esferas; iii) o letramento do professor e o letramento do professor no e para o local de trabalho, posto que a experiência adquirida articula diferentes habilidades e competências inerentes à sua prática dentro da instituição de ensino e, ainda, promove práticas pedagógicas/sociais que visam a melhoria das práticas e metodologias dos espaços formativos aos quais está inserido; iv) o letramento acadêmico, que envolve todos os conhecimentos adquiridos no seu processo de ensino e de aprendizagem e a produção e sistematização deles por meio da educação formal que acontece na universidade e; v) o letramento científico, observado a partir da compreensão e apropriação de conceitos científicos por parte dos professores durante o curso, possibilitando-os identificar e interpretar novas práticas científicas e relacioná-las às suas pesquisas e áreas do conhecimento. No que tange ao exposto, a investigação corrobora com os estudos da área da Linguística Aplicada, uma vez que, pelo viés da cartografia e da linguagem, tece reflexões e interconexões entre às áreas dos estudos de letramento, apropriação de tecnologias digitais e práticas pedagógicas inventivas no contexto da formação de professores do Ensino Superior. A pesquisa, por fim, justifica e evidencia que sejam desenvolvidas e oportunizadas práticas pedagógicas inovadoras no e para o local de trabalho do professor-pesquisador da pós-graduação que vive diante de uma realidade cada vez mais hiperconectada, que resulta da hibridização do mundo biológico, do mundo físico e do mundo digital, provocada pela conectividade e digitalização crescente.