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A avaliação de desempenho docente do Colégio Antônio Vieira e a sua relação com os direcionadores estratégicos e os documentos norteadores da Instituição

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Autor Pontes, Valdiléa Queiroz de Sá Barreto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5417947007281135;
Orientador Jacobus, Artur Eugênio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A avaliação de desempenho docente do Colégio Antônio Vieira e a sua relação com os direcionadores estratégicos e os documentos norteadores da Instituição;
Resumo A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão Educacional e teve como objetivo de estudo verificar se o processo da avaliação de desempenho docente do Colégio Antônio Vieira, escola particular da Rede Jesuíta de Educação, em Salvador, Bahia, está coerente com as diretrizes estratégicas e os documentos norteadores da instituição. Para a consecução metodológica do trabalho optou-se por um estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando-se, como uma das técnicas de coleta de dados, a pesquisa documental. Os achados documentais do PEC – Projeto Educativo Comum das Escolas Jesuítas (2016), no PPP – Projeto Político Pedagógico do Colégio Antônio Vieira (2015), do Itinerário do Educador Vieirense (2015), do Planejamento Estratégico do Colégio Antônio Vieira (2016), do SQCGE – Sistema de Qualidade das Escolas da Rede Jesuíta, da Matriz das Competências do Desempenho Docente e dos formulários das avaliações de desempenho dos professores (2016) revelaram dados importantes para identificar as diretrizes para a avaliação de desempenho docente (ADD) na escola. Utilizou-se também de entrevistas semiestruturadas para conhecer as percepções dos professores e coordenadores pedagógicos sobre a ADD. Assim, com base nos resultados obtidos, é possível inferir que, apesar de o processo da avaliação de desempenho docente manter certo nível de coerência com os direcionadores estratégicos e com os documentos norteadores da instituição, há contradições no processo avaliativo porque sua função somativa se sobrepõe à função formativa. Além disso, o modelo de ADD atualmente utilizado na escola destaca-se pelo emprego de instrumentos quantitativos, feedbacks tardios, ausência de indicadores da qualidade da prática pedagógica e falta de uma conexão mais direta com o processo de formação docente. Por isso, apresentam-se algumas recomendações que visam à qualificação da prática docente através do desenvolvimento de uma avaliação formativa, diferentemente do que se percebe hoje. A proposta de intervenção destaca a importância de cuidar das práticas formativas docentes levando em consideração a qualidade da avaliação docente, numa perspectiva formativa e reflexiva, que considera a promoção do desenvolvimento humano e profissional baseada na autonomia, na liberdade, na ética do cuidado com a pessoa e com a sua emancipação.;
Abstract This dissertation was developed in the scope of the Professional Master in Educational Management and its objective was to verify if the process of evaluation of teaching performance of Colégio Antônio Vieira, private school of the Jesuit Network of Education, in Salvador, Bahia, is coherent with the strategic guidelines and guiding documents of the institution. For the methodological achievement of the work, a case study was chosen, with qualitative approach, using, as one of the techniques of data collection, the documentary research. The documentary findings of the PEC - Common Educational Project of the Jesuit Schools (2016), in the PPP – Political Pedagogical Project of the Colégio Antônio Vieira (2015), the Itinerary of Educador Vieirense (2015), the Strategic Planning of the Colégio Antônio Vieira (2016), of SQCGE – Jesuit Network Schools Quality System, the Matrix of Teaching Performance Competencies and the teacher performance evaluation forms (2016) revealed important data to identify the guidelines for the teaching performance evaluation (TPE) in the school. It was also used semi-structured interviews to know the perceptions of teachers and pedagogical coordinators about TPE. Thus, based on the results obtained, it is possible to infer that, although the process of teacher performance evaluation maintains a certain level of coherence with the strategic guidelines and with the guiding documents of the institution, there are contradictions in the evaluation process because its summative function overlaps with the formative function. Moreover, the model of TPE currently employed in the school is characterized by the use of quantitative instruments, late feedbacks, absence of indicators of the quality of pedagogical practice and lack of a more direct connection with the process of teacher training. Therefore, some recommendations are presented that aim at the qualification of teaching practice through the development of a formative evaluation, differently from what is perceived today. The proposal of intervention highlights the teaching practices, taking into consideration the quality of the teaching evaluation, in a formative and reflective perspective, which considers the promotion of human and professional development based on autonomy, freedom, ethics of care with the person and his emancipation.;
Palavras-chave Gestão educacional; Avaliação de desempenho docente; Formação docente; Educação básica; Educational management; Teacher performance evaluation; Teacher training; Basic education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-09-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9523;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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