Autor |
Pontes, Valdiléa Queiroz de Sá Barreto; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5417947007281135; |
Orientador |
Jacobus, Artur Eugênio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3554354139881137; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A avaliação de desempenho docente do Colégio Antônio Vieira e a sua relação com os direcionadores estratégicos e os documentos norteadores da Instituição; |
Resumo |
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão
Educacional e teve como objetivo de estudo verificar se o processo da avaliação de
desempenho docente do Colégio Antônio Vieira, escola particular da Rede Jesuíta de
Educação, em Salvador, Bahia, está coerente com as diretrizes estratégicas e os
documentos norteadores da instituição. Para a consecução metodológica do trabalho
optou-se por um estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando-se, como uma
das técnicas de coleta de dados, a pesquisa documental. Os achados documentais do
PEC – Projeto Educativo Comum das Escolas Jesuítas (2016), no PPP – Projeto
Político Pedagógico do Colégio Antônio Vieira (2015), do Itinerário do Educador
Vieirense (2015), do Planejamento Estratégico do Colégio Antônio Vieira (2016), do
SQCGE – Sistema de Qualidade das Escolas da Rede Jesuíta, da Matriz das
Competências do Desempenho Docente e dos formulários das avaliações de
desempenho dos professores (2016) revelaram dados importantes para identificar as
diretrizes para a avaliação de desempenho docente (ADD) na escola. Utilizou-se
também de entrevistas semiestruturadas para conhecer as percepções dos professores
e coordenadores pedagógicos sobre a ADD. Assim, com base nos resultados obtidos,
é possível inferir que, apesar de o processo da avaliação de desempenho docente
manter certo nível de coerência com os direcionadores estratégicos e com os
documentos norteadores da instituição, há contradições no processo avaliativo porque
sua função somativa se sobrepõe à função formativa. Além disso, o modelo de ADD
atualmente utilizado na escola destaca-se pelo emprego de instrumentos quantitativos,
feedbacks tardios, ausência de indicadores da qualidade da prática pedagógica e falta
de uma conexão mais direta com o processo de formação docente. Por isso,
apresentam-se algumas recomendações que visam à qualificação da prática docente
através do desenvolvimento de uma avaliação formativa, diferentemente do que se
percebe hoje. A proposta de intervenção destaca a importância de cuidar das práticas
formativas docentes levando em consideração a qualidade da avaliação docente, numa
perspectiva formativa e reflexiva, que considera a promoção do desenvolvimento
humano e profissional baseada na autonomia, na liberdade, na ética do cuidado com a
pessoa e com a sua emancipação.; |
Abstract |
This dissertation was developed in the scope of the Professional Master in Educational
Management and its objective was to verify if the process of evaluation of teaching
performance of Colégio Antônio Vieira, private school of the Jesuit Network of
Education, in Salvador, Bahia, is coherent with the strategic guidelines and guiding
documents of the institution. For the methodological achievement of the work, a case
study was chosen, with qualitative approach, using, as one of the techniques of data
collection, the documentary research. The documentary findings of the PEC - Common
Educational Project of the Jesuit Schools (2016), in the PPP – Political Pedagogical
Project of the Colégio Antônio Vieira (2015), the Itinerary of Educador Vieirense (2015),
the Strategic Planning of the Colégio Antônio Vieira (2016), of SQCGE – Jesuit Network
Schools Quality System, the Matrix of Teaching Performance Competencies and the
teacher performance evaluation forms (2016) revealed important data to identify the
guidelines for the teaching performance evaluation (TPE) in the school. It was also used
semi-structured interviews to know the perceptions of teachers and pedagogical
coordinators about TPE. Thus, based on the results obtained, it is possible to infer that,
although the process of teacher performance evaluation maintains a certain level of
coherence with the strategic guidelines and with the guiding documents of the
institution, there are contradictions in the evaluation process because its summative
function overlaps with the formative function. Moreover, the model of TPE currently
employed in the school is characterized by the use of quantitative instruments, late
feedbacks, absence of indicators of the quality of pedagogical practice and lack of a
more direct connection with the process of teacher training. Therefore, some
recommendations are presented that aim at the qualification of teaching practice
through the development of a formative evaluation, differently from what is perceived
today. The proposal of intervention highlights the teaching practices, taking into
consideration the quality of the teaching evaluation, in a formative and reflective
perspective, which considers the promotion of human and professional development
based on autonomy, freedom, ethics of care with the person and his emancipation.; |
Palavras-chave |
Gestão educacional; Avaliação de desempenho docente; Formação docente; Educação básica; Educational management; Teacher performance evaluation; Teacher training; Basic education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-09-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9523; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |