Resumen:
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão
Educacional e teve como objetivo de estudo verificar se o processo da avaliação de
desempenho docente do Colégio Antônio Vieira, escola particular da Rede Jesuíta de
Educação, em Salvador, Bahia, está coerente com as diretrizes estratégicas e os
documentos norteadores da instituição. Para a consecução metodológica do trabalho
optou-se por um estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando-se, como uma
das técnicas de coleta de dados, a pesquisa documental. Os achados documentais do
PEC – Projeto Educativo Comum das Escolas Jesuítas (2016), no PPP – Projeto
Político Pedagógico do Colégio Antônio Vieira (2015), do Itinerário do Educador
Vieirense (2015), do Planejamento Estratégico do Colégio Antônio Vieira (2016), do
SQCGE – Sistema de Qualidade das Escolas da Rede Jesuíta, da Matriz das
Competências do Desempenho Docente e dos formulários das avaliações de
desempenho dos professores (2016) revelaram dados importantes para identificar as
diretrizes para a avaliação de desempenho docente (ADD) na escola. Utilizou-se
também de entrevistas semiestruturadas para conhecer as percepções dos professores
e coordenadores pedagógicos sobre a ADD. Assim, com base nos resultados obtidos,
é possível inferir que, apesar de o processo da avaliação de desempenho docente
manter certo nível de coerência com os direcionadores estratégicos e com os
documentos norteadores da instituição, há contradições no processo avaliativo porque
sua função somativa se sobrepõe à função formativa. Além disso, o modelo de ADD
atualmente utilizado na escola destaca-se pelo emprego de instrumentos quantitativos,
feedbacks tardios, ausência de indicadores da qualidade da prática pedagógica e falta
de uma conexão mais direta com o processo de formação docente. Por isso,
apresentam-se algumas recomendações que visam à qualificação da prática docente
através do desenvolvimento de uma avaliação formativa, diferentemente do que se
percebe hoje. A proposta de intervenção destaca a importância de cuidar das práticas
formativas docentes levando em consideração a qualidade da avaliação docente, numa
perspectiva formativa e reflexiva, que considera a promoção do desenvolvimento
humano e profissional baseada na autonomia, na liberdade, na ética do cuidado com a
pessoa e com a sua emancipação.