Autor |
Santos, Luciane Costa dos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3297331191550100; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação para a liderança e a gestão no Colégio Anchieta: análise e possibilidades; |
Resumo |
Esta pesquisa propôs-se a investigar como tem sido desenvolvida a formação
da liderança e da gestão no Colégio Anchieta/RS, evidenciando as ênfases oferecidas
e verificando como elas se coadunam às competências socioemocionais e aos
princípios da formação jesuítica. A fundamentação teórica buscou a compreensão da
liderança inaciana, seus princípios e fundamentos – baseada em Lowney, Custódio
Filho, Ospina, Ullman e Bohnen, e Duplá –; do percurso da gestão – apoiada em
Sander, Paro, Akkari, Lück Libâneo e Minioli –; e das competências e da formação
dos líderes para a eficácia na gestão e a ética do cuidado – em que se destacam as
contribuições de Boff; Goleman, Boyatzis e Mckee; Morin; Maturana; Dutra;
Perrenoud; Moscovici e Senge. A abordagem metodológica foi a qualitativa. O
levantamento de dados ocorreu mediante entrevistas com nove gestores membros da
direção e coordenações. Além disso, analisaram-se os principais documentos
institucionais e jesuítas, que contribuíram e nortearam muitas escolhas nesta pesquisa
– Regimento Escolar, Projeto Político-Pedagógico, Projeto Educativo Comum e as
Constituições Jesuíticas. A análise dos dados apoiou-se na técnica de análise de
conteúdo e na construção de mapas conceituais. A investigação, no formato proposto
e com as bases teóricas selecionadas, aponta para os desafios da gestão no século
XXI, o que exige dos profissionais não somente competências técnicas e
instrumentais, mas habilidades e competências socioemocionais para ter a excelência
nos objetivos educacionais, com vistas à educação integral de qualidade. A proposta
de intervenção sugerida nesta pesquisa versa sobre a fundamental formação
permanente dos gestores diretivos e intermediários na instituição, focada na liderança
jesuíta e articulada para o desenvolvimento das competências socioemocionais na
gestão, e apresenta-se como uma produção técnica em que já estão previstos tempos,
abordagens e temáticas relevantes.; |
Abstract |
This research proposed to investigate how leadership and management have
been developed in the Anchieta School/RS, showing the emphases and verifying how
they combine themselves to the socio-emotional abilities and the principles of Jesuit
education. The theoretical framework sought to understand the Inacian leadership, its
principles and bases – according to Lowney, Custódio Filho, Ospina, Ullman and
Bohnen, and Duplá –; management procedures – according to Sander, Paro, Akkari,
Lück Libâneo and Minioli –; and the abilities and education of leaders for the
effectiveness in management and the care ethics – in which it is possible to highlight
the contributions of Boff; Goleman, Boyatzis and Mckee; Morin; Maturana; Dutra;
Perrenoud; Moscovici and Senge. The methodological approach was qualitative. The
data-collecting process occurred by means of interviews with nine managers, whom
were members of the school management and coordination. Moreover, the main
institutional and Jesuit documents, which contributed to and guided many choices in
this research, were analyzed – School Regiment, Political-Pedagogical Project,
Common Educational Project, and the Jesuit Constitutions. The analysis of the data
was supported by the technique of content analysis and the construction of conceptual
maps. The research, in the proposed format and with the selected theoretical bases,
points to the challenges of management in the 21st century, which demands of
professionals not only technical and instrumental abilities, but also socio-emotional
abilities to achieve excellence in the educational objectives, with view to qualified
integral education. The proposal of intervention suggested in this research approaches
the fundamental, permanent education of directive or intermediate managers in the
institution, focused in the Jesuit leadership and articulated for the development of
socio-emotional abilities in management, and is presented as a technical production in
which times, approaches and relevant themes are foreseen.; |
Palavras-chave |
Liderança inaciana; Gestão educacional; Competências socioemocionais; Educação básica; Inacian leadership; Educational management; Socio-emotional abilities; Primary education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-09-19; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9520; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |