Abstract:
Esta pesquisa propôs-se a investigar como tem sido desenvolvida a formação
da liderança e da gestão no Colégio Anchieta/RS, evidenciando as ênfases oferecidas
e verificando como elas se coadunam às competências socioemocionais e aos
princípios da formação jesuítica. A fundamentação teórica buscou a compreensão da
liderança inaciana, seus princípios e fundamentos – baseada em Lowney, Custódio
Filho, Ospina, Ullman e Bohnen, e Duplá –; do percurso da gestão – apoiada em
Sander, Paro, Akkari, Lück Libâneo e Minioli –; e das competências e da formação
dos líderes para a eficácia na gestão e a ética do cuidado – em que se destacam as
contribuições de Boff; Goleman, Boyatzis e Mckee; Morin; Maturana; Dutra;
Perrenoud; Moscovici e Senge. A abordagem metodológica foi a qualitativa. O
levantamento de dados ocorreu mediante entrevistas com nove gestores membros da
direção e coordenações. Além disso, analisaram-se os principais documentos
institucionais e jesuítas, que contribuíram e nortearam muitas escolhas nesta pesquisa
– Regimento Escolar, Projeto Político-Pedagógico, Projeto Educativo Comum e as
Constituições Jesuíticas. A análise dos dados apoiou-se na técnica de análise de
conteúdo e na construção de mapas conceituais. A investigação, no formato proposto
e com as bases teóricas selecionadas, aponta para os desafios da gestão no século
XXI, o que exige dos profissionais não somente competências técnicas e
instrumentais, mas habilidades e competências socioemocionais para ter a excelência
nos objetivos educacionais, com vistas à educação integral de qualidade. A proposta
de intervenção sugerida nesta pesquisa versa sobre a fundamental formação
permanente dos gestores diretivos e intermediários na instituição, focada na liderança
jesuíta e articulada para o desenvolvimento das competências socioemocionais na
gestão, e apresenta-se como uma produção técnica em que já estão previstos tempos,
abordagens e temáticas relevantes.