RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Formação inicial de professores de Matemática no âmbito das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICS

Mostrar registro simples

Autor Dalla Nora, Marcia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8058063781012580;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Formação inicial de professores de Matemática no âmbito das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICS;
Resumo A presente tese tem por objetivo analisar de que modo os licenciandos de um curso de Matemática operam com as TDICS, a partir de sua formação inicial, no espaço de estágio docente. Para esta pesquisa, foram realizados grupos focais com licenciandos-estagiários do Curso de Licenciatura de Matemática de uma Universidade Comunitária localizada no Norte do Rio Grande do Sul, região Sul do País, em consonância com os documentos que regem a sua grade curricular, que também formam material empírico desta tese. Os resultados são inspirados e operados a partir do conceito de desnaturalização das práticas tendo como inspiração Foucault e seus comentadores. Para tanto, analisei os documentos legais, o Projeto Pedagógico do Curso – PPC – de licenciatura em Matemática de uma Universidade localizada no Norte do Rio Grande do Sul, região Sul do País; Resoluções e Pareceres das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação – CNE – e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC –, da área da Matemática (anos finais no Ensino Fundamental e Ensino Médio); além de realizar quatro grupos focais com licenciandos-estagiários do curso de Matemática. Assim, durante e após a transcrição do grupo focal e estudo dos documentos, verifiquei como as TDICS estão produzindo outros processos no contemporâneo, considerando o atravessamento da formação dos licenciandos-estagiários, focando na atuação dos estagiários em sala de aula, analisando a inserção e a utilização das TDICS que influenciam e principalmente mudam as nossas vidas, e entendendo qual o papel do professor de Matemática nesse processo em que as pessoas estão se tecnocientizando nessa sociedade contemporânea. A partir disso, pude destacar algumas regularidades enunciativas, o que me levou a criar duas dimensões de análise: 1º) discurso salvacionista e, ao mesmo tempo, desigualdade de acesso e dispersão na lidação com as TDICS na realização do estágio e 2º) postura docente e as TDICS. Quando discuto a primeira dimensão, apresento o quanto, muitas vezes, a inserção das TDICS no ambiente escolar é naturalizada e posta com um tom salvacionista, em realidades com desigualdade de acesso e a falta de atenção provocada pelo o avanço das TDICS nas escolas. No que tange à segunda dimensão, reflito a postura docente dos licenciandos-estagiários nesse encontro com a escola no estágio.;
Abstract The present thesis has as objective to analyze in which way the Mathmatics course graduates act with the TDICS, from their initial training, in teaching internship. For this research, were carried out focus groups with graduate- internships of the Mathmatics degree course of a Community University located in north of RS, South region of the country, in line with the documents of the curriculum which also form empirical material of this thesis. The results are verified having as inspiration Foucalt speech analyze and its commentators. For that, I examined the legal documents, the pedagogical project – PPC – of Mathmatics degree of a University located in north of RS, South region of the country, Resolutions and Report of National Curriculum Guidelines – CNE – and the Common National Curriculum Base – BNCC – of Mathmatics area ( final grades of Elementary School and High School ), besides four focus groups with graduate internships of Mathmatics degree course. So, during and after the transcription of focus groups and the study of documents, I analyzed how the TDICS are producing other processes in the contemporary, considering the passage of graduate internships formation, focusing on performance of internships in classroom, examining the inserction and use of TDICS, that influence and, mainly change our lives, and understanding the role of Mathmatics teacher in this process in which people are using technology in Science in this contemporary society. From that, I could point out some enunciative regularities, that led me to create two dimensions of analysis: 1º) salvationist speech, and, at the same time, inequality of access and dispersal in dealing with the TDICS on internship carrying out, and 2º) teaching posture and the TDICS. When I discuss the first dimension, I bring how much, many times, the inserction of TDICS in school environment is naturalized and with a salvationist tone, in realities with inequality of access and the lack of attention caused by advance of TDICS in schools. Regarding the second dimension, the teaching posture of the graduate internships in this meeting with the school on the internship.;
Palavras-chave TDICS; Escola; Formação Inicial de Professores de Matemática; Desigualdade; Postura docente; School; Initial formation of Mathematics teachers; Teaching posture;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-12-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9513;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística