Autor |
Dalla Nora, Marcia; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8058063781012580; |
Orientador |
Schuler, Betina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5324014715865436; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação inicial de professores de Matemática no âmbito das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICS; |
Resumo |
A presente tese tem por objetivo analisar de que modo os licenciandos de um curso de
Matemática operam com as TDICS, a partir de sua formação inicial, no espaço de estágio
docente. Para esta pesquisa, foram realizados grupos focais com licenciandos-estagiários do Curso de Licenciatura de Matemática de uma Universidade Comunitária localizada no Norte do Rio Grande do Sul, região Sul do País, em consonância com os documentos que regem a sua grade curricular, que também formam material empírico desta tese. Os resultados são inspirados e operados a partir do conceito de desnaturalização das práticas tendo como inspiração Foucault e seus comentadores. Para tanto, analisei os documentos legais, o Projeto Pedagógico do Curso – PPC – de licenciatura em Matemática de uma Universidade localizada no Norte do Rio Grande do Sul, região Sul do País; Resoluções e Pareceres das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação – CNE – e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC –, da área da Matemática (anos finais no Ensino Fundamental e Ensino Médio); além de realizar quatro grupos focais com licenciandos-estagiários do curso de Matemática. Assim, durante e após a transcrição do grupo focal e estudo dos documentos, verifiquei como as TDICS estão produzindo outros processos no contemporâneo, considerando o atravessamento da formação dos licenciandos-estagiários, focando na atuação dos estagiários em sala de aula, analisando a inserção e a utilização das TDICS que influenciam e principalmente mudam as nossas vidas, e entendendo qual o papel do professor de Matemática nesse processo em que as pessoas estão se tecnocientizando nessa sociedade contemporânea. A partir disso, pude destacar algumas regularidades enunciativas, o que me levou a criar duas dimensões de análise: 1º) discurso salvacionista e, ao mesmo tempo, desigualdade de acesso e dispersão na lidação
com as TDICS na realização do estágio e 2º) postura docente e as TDICS. Quando discuto a primeira dimensão, apresento o quanto, muitas vezes, a inserção das TDICS no ambiente escolar é naturalizada e posta com um tom salvacionista, em realidades com desigualdade de acesso e a falta de atenção provocada pelo o avanço das TDICS nas escolas. No que tange à segunda dimensão, reflito a postura docente dos licenciandos-estagiários nesse encontro com a escola no estágio.; |
Abstract |
The present thesis has as objective to analyze in which way the Mathmatics course
graduates act with the TDICS, from their initial training, in teaching internship. For this
research, were carried out focus groups with graduate- internships of the Mathmatics
degree course of a Community University located in north of RS, South region of the
country, in line with the documents of the curriculum which also form empirical material
of this thesis. The results are verified having as inspiration Foucalt speech analyze and
its commentators. For that, I examined the legal documents, the pedagogical project –
PPC – of Mathmatics degree of a University located in north of RS, South region of the
country, Resolutions and Report of National Curriculum Guidelines – CNE – and the
Common National Curriculum Base – BNCC – of Mathmatics area ( final grades of
Elementary School and High School ), besides four focus groups with graduate
internships of Mathmatics degree course. So, during and after the transcription of focus
groups and the study of documents, I analyzed how the TDICS are producing other
processes in the contemporary, considering the passage of graduate internships
formation, focusing on performance of internships in classroom, examining the
inserction and use of TDICS, that influence and, mainly change our lives, and
understanding the role of Mathmatics teacher in this process in which people are using
technology in Science in this contemporary society. From that, I could point out some
enunciative regularities, that led me to create two dimensions of analysis: 1º)
salvationist speech, and, at the same time, inequality of access and dispersal in dealing
with the TDICS on internship carrying out, and 2º) teaching posture and the TDICS.
When I discuss the first dimension, I bring how much, many times, the inserction of
TDICS in school environment is naturalized and with a salvationist tone, in realities
with inequality of access and the lack of attention caused by advance of TDICS in
schools. Regarding the second dimension, the teaching posture of the graduate
internships in this meeting with the school on the internship.; |
Palavras-chave |
TDICS; Escola; Formação Inicial de Professores de Matemática; Desigualdade; Postura docente; School; Initial formation of Mathematics teachers; Teaching posture; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2020-12-16; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9513; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |