Autor |
Agostinho, Isis Gadenz de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6610697741609338; |
Orientador |
Cabral, Patrícia Martins Fagundes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7731529054849431; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
As competências discentes desenvolvidas nos cursos de administração e de administração pública: a percepção de estudantes e de coordenadores de curso de uma instituição de ensino superior no rio grande do sul; |
Resumo |
Diante do mercado de profissionais de nível superior cada dia mais concorrido, é necessário verificar oportunidades de melhoria quanto a formação dos estudantes durante o curso, a partir das competências no que se refere a habilidades conceituais, humanas e técnicas (DAFT, 2016). Para isso, este trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos estudantes sobre competências no processo de sua formação nos cursos de Administração e da Administração Pública em uma Instituição de Ensino Superior no Rio Grande do Sul. Quanto ao método, utilizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem quanti-quali, sendo a coleta de dados a partir de: a) análise documental; b) entrevistas com os coordenadores desses dois cursos; c) aplicação de questionário proposto por Dorothy Marcic (2016), com 124 alunos participantes. Quanto aos resultados, foram apresentadas: as análises do perfil sociodemográfico dos estudantes por curso e por competências, nas quais evidenciou-se menor desenvolvimento nas habilidades técnicas e humanas e melhor desenvolvimento das habilidades conceituais. Tal contribuição oportuniza outras IES a acompanharem seus alunos periodicamente com o objetivo de identificarem quais habilidades precisam ser melhor desenvolvidas na formação dos estudantes desses cursos, em prol de futuros profissionais mais e melhor preparados para o mercado de trabalho e para a sociedade em geral; |
Abstract |
In front of the upper level job market becoming more and more crowded, it is necessary to verify different opportunities of the students to improve their process of quality of the education during their Study Program, stemming from all the competences of the conceptual skills, human and technical (DAFT, 2016). To this end, this study has the main purpose to make an analysis of the perception of these students above all kinds of the conceptual skills in the process of formation from the courses of Business Administration and Public Business Administration held in a Superior Level Institution of Education in the state of Rio Grande do Sul. In relation to this method, a descriptive exploratory research was required, focused on the quantitative-qualitative results, collecting data as of: a) documental analysis; b) interview with the two coordinators of this group; c) application of an screnning questionnaire proposed by Dorothy Marcic (2016), with 124 students participating on it. These statements proposed: an analysis from the social and demographic profiles from the students by course and by conceptual skills. This input gives the opportunity to other IES to follow their students frequently with the general objective to identify which conceptual skills need to be better developed concerning the education of such students from these courses, on behalf of a better development of these experts to the job market and to the society on the whole.; |
Palavras-chave |
Educação superior; Competências de administradores; Curso de administração; Higher education; Powers of directors; Administration course; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-10-20; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9504; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |