Autor |
Ribeiro, Caroline Lourenço de Almeida; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4645850459442044; |
Orientador |
Fritsch, Rosangela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5203131170203547; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Os processos de ensino e de aprendizagem e os (des)arranjos nos fluxos escolares; |
Resumo |
Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão Educacional (MPGE), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) vinculada à linha de atuação Políticas, Sistemas e Organizações Educacionais. A investigação se propôs a analisar de que forma os processos de ensino e de aprendizagem refletem nos fluxos escolares dos estudantes do ensino médio concomitante ao curso técnico da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). Delineia-se como objetivos específicos: descrever o cenário da educação profissional de nível médio no Brasil; caracterizar a ETE FMC, seus docentes e estabelecer um perfil dos estudantes por meio de um retrato de 2019; mapear os fluxos escolares dos estudantes do ensino concomitante e identificar os fatores associados à transferência e à repetência nos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa tem relevância social na medida que poderá contribuir com a instituição, promovendo melhorias nos processos educativos de estudantes beneficiários de bolsa de estudos. Ela também possui relevância acadêmica por investigar fatores intervenientes aos fluxos escolares dos estudantes no ensino médio concomitante ao técnico, relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem. Metodologicamente, tem uma abordagem qualitativa, classificada como exploratória. No delineamento, adota o estudo de caso. Entre outros resultados obtidos na pesquisa, enfatizo o acentuado insucesso escolar nos segmentos: estudantes de todas as séries beneficiários de bolsa CEBAS e estudantes do 1º ano do ensino médio concomitante, bolsistas ou não. Outro fenômeno identificado foi a existência de fatores intervenientes que refletem nos fluxos escolares, como: os processos de ensino e de aprendizagem, fragilidades socioeconômicas, culturais e familiares. A partir do estudo concluo que os processos de ensino e de aprendizagem podem refletir positivamente e negativamente nos fluxos escolares, sem, é claro, desconsiderar outros fatores que também influenciam. Neste estudo, os processos de ensino e de aprendizagem mostra ainda a existência de práticas em uma lógica de funcionamento instrucionista, a partir das falas dos entrevistados ao mencionarem as dinâmicas da sala de aula e processos avaliativos. Revelam ainda, uma relação professor/aluno na perspectiva do paradigma da comunicação. No âmbito educacional, coexistem diferentes paradigmas da educação, ainda que a busca deve ser a superação do paradigma da instrução e prática a partir dos paradigmas da aprendizagem e/ou da comunicação. Para esse fim, a capacitação e adequação didática e metodológica se fazem necessárias. Como contribuição, este estudo apresenta uma investigação incomum ao elucidar os reflexos dos processos de ensino e de aprendizagem nos fluxos escolares. Como limites, não investigou todos os atores, o que possibilitaria um melhor detalhamento, um aprofundamento dos elementos, tanto positivos quanto negativos, que refletem nos fluxos escolares.; |
Abstract |
This paper presents the research developed during the Professional Master Degree in Education Management of UNISINOS University and aims at the Policies, Systems and Organization for School Education. The investigation study analyzed the way teaching and learning processes reflect within the Professional High School and Regular High School courses at ETE FMC (School of Electronics Francisco Moreira da Costa). Its specific objectives are: to portray the professional education at secondary level in Brazil; detail the School of Electronics, its teachers and the profile of ETE FMC regular student in 2019; to map the flow of students in and out of School and to identify factors related to transferences and fails in students learning process.The research reveals its social relevance once it can assist the school in enhancing the learning processes of students bearing scholarship. The study is also relevant as it investigates the causes, factors of flow of students in both professional and regular high school courses at ETE FMC. Methodologically the research features an approach on quality, explorative classified. As for the presentation the study focuses on local cases. Among the results reached by the study, it is worth to note the high failure numbers in the following segments: students of all grades offered CEBAS scholarship and among first grade students entitled scholarship or not. Other factors came clear when investigating the flow of students in and out of school: the teaching/learning processes and social, economic, cultural and familiar difficulties faced by students. That said, the research concluded the learning/teaching process may reflect positive or negatively in the flow of students, as well as the other factors noted.The study also shows a learning process focused mainly in the teaching; this comes clear in the reports of students interviewed on how teachers give their lessons and also how they evaluate students. It also reveals a teacher/student relation based on the communication paradigm. Within the school several other different education paradigms show up; for those the qualification, didactic and methodologic adequacy is deemed necessary.As a contribution the research presents the relation learning/teaching process and the flow of students in and out of school. As a limitation, the study was not able to investigate in deep all the players in this intrinsic process which would lead to a better comprehension of details, be them positive or negative.; |
Palavras-chave |
Ensino; Aprendizagem; Fluxos escolares; Ensino médio; Learning; Teaching; Flow of students in and out of school; Secondary education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-09-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9502; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |