Abstract:
Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão Educacional (MPGE), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) vinculada à linha de atuação Políticas, Sistemas e Organizações Educacionais. A investigação se propôs a analisar de que forma os processos de ensino e de aprendizagem refletem nos fluxos escolares dos estudantes do ensino médio concomitante ao curso técnico da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). Delineia-se como objetivos específicos: descrever o cenário da educação profissional de nível médio no Brasil; caracterizar a ETE FMC, seus docentes e estabelecer um perfil dos estudantes por meio de um retrato de 2019; mapear os fluxos escolares dos estudantes do ensino concomitante e identificar os fatores associados à transferência e à repetência nos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa tem relevância social na medida que poderá contribuir com a instituição, promovendo melhorias nos processos educativos de estudantes beneficiários de bolsa de estudos. Ela também possui relevância acadêmica por investigar fatores intervenientes aos fluxos escolares dos estudantes no ensino médio concomitante ao técnico, relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem. Metodologicamente, tem uma abordagem qualitativa, classificada como exploratória. No delineamento, adota o estudo de caso. Entre outros resultados obtidos na pesquisa, enfatizo o acentuado insucesso escolar nos segmentos: estudantes de todas as séries beneficiários de bolsa CEBAS e estudantes do 1º ano do ensino médio concomitante, bolsistas ou não. Outro fenômeno identificado foi a existência de fatores intervenientes que refletem nos fluxos escolares, como: os processos de ensino e de aprendizagem, fragilidades socioeconômicas, culturais e familiares. A partir do estudo concluo que os processos de ensino e de aprendizagem podem refletir positivamente e negativamente nos fluxos escolares, sem, é claro, desconsiderar outros fatores que também influenciam. Neste estudo, os processos de ensino e de aprendizagem mostra ainda a existência de práticas em uma lógica de funcionamento instrucionista, a partir das falas dos entrevistados ao mencionarem as dinâmicas da sala de aula e processos avaliativos. Revelam ainda, uma relação professor/aluno na perspectiva do paradigma da comunicação. No âmbito educacional, coexistem diferentes paradigmas da educação, ainda que a busca deve ser a superação do paradigma da instrução e prática a partir dos paradigmas da aprendizagem e/ou da comunicação. Para esse fim, a capacitação e adequação didática e metodológica se fazem necessárias. Como contribuição, este estudo apresenta uma investigação incomum ao elucidar os reflexos dos processos de ensino e de aprendizagem nos fluxos escolares. Como limites, não investigou todos os atores, o que possibilitaria um melhor detalhamento, um aprofundamento dos elementos, tanto positivos quanto negativos, que refletem nos fluxos escolares.