Autor |
Pedro, Fabiane Bitello; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8033701747239558; |
Orientador |
Dal'Igna, Maria Cláudia; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9564879599544686; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação continuada de professoras da educação básica: produção discursiva na pesquisa acadêmica (1997-2018); |
Resumo |
A presente dissertação analisa as discursividades que ancoram a produção
acadêmica sobre formação continuada das professoras brasileiras da educação
básica e de que modos essas discursividades constituem o que se entende como
docência entre os anos de 1997 a 2018. A investigação está fundamentada nos
campos dos estudos em docência, dos estudos sobre formação de professores e na
perspectiva pós-estruturalista, e utiliza a pesquisa documental como procedimento
metodológico para examinar o material empírico, composto seis trabalhos acadêmicos
(cinco dissertações e um artigo vinculado a uma pesquisa em PPG). Para analisar a
complexa trama das discursividades presentes no material empírico, foram
organizadas três categorias analíticas: I – formação continuada no contexto do
mercado, que está ancorada nos aspectos legais que regulam e, por vezes,
burocratizam a educação brasileira, em especial o próprio contexto de formação
continuada, fazendo emergir, dentre outros sentidos, a formação articulada ao
empreendedorismo de si; II – em um contexto de formação continuada ad aeternum,
é possível mostrar que menos de 40% das professoras brasileiras, segundo os dados
do INEP do ano de 2017, tiveram acesso a algum tipo de formação continuada, o que
ressalta ainda mais a ideia de que elas devem atuar sobre si mesmas e se
responsabilizar individualmente pelo seu próprio processo de formação; III – como
última categoria, a autoria e a (re)criação da formação continuada nos possibilita
identificar e analisar outros modos das professoras se relacionarem com os espaços
formativos aos quais tem acesso e como o ethos de formação é constituído nesta
caminhada.; |
Abstract |
This dissertation analyses the discourses that anchor the academic production
on the continuing education of Brazilian female teachers of basic education and in what
ways these discourses constitute what is understood as teaching between the years
1997 to 2018. The research is based on the fields of teaching studies, teacher training
studies and the post-structuralist perspective. Documentary research is used as a
methodological procedure to examine empirical material, consisting of six academic
papers (five dissertations and one article linked to a PPG research). To analyse the
complex web of discourses, present in the empirical material, three analytical
categories were organised: I – continuing education in the context of the market, which
is anchored in the legal aspects that regulate and sometimes bureaucratise Brazilian
education, especially the very context of continuous professional development,
bringing out, among other senses, the training articulated to entrepreneurship of the
self; II - in a context of ad aeternum continuing education, it is possible to show that
less than 40% of Brazilian female teachers, according to INEP data for the year 2017,
had access to some type of continuing education, which further underscores the idea
that they should act on themselves and take individual responsibility for their own
training process; III - as a last category, the authorship and the (re)creation of
continuing formation enables us to identify and analyse other ways in which female
teachers relate to the formative spaces to which they have access and how the ethos
of formation is constituted in this journey.; |
Palavras-chave |
Formação; Formação continuada; Docência; Educação básica; Discurso; Training; Continuing education; Teaching; Basic education; Discourse; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-09-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9490; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |