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Docência cuidadosa: produção de sentidos em obras pedagógicas acadêmicas

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Autor Mandarino, Cláudio Marques;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1313464114593663;
Orientador Dal'Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Docência cuidadosa: produção de sentidos em obras pedagógicas acadêmicas;
Resumo Esta tese tem como objetivos principais: conhecer e analisar os sentidos de docência e de cuidado, identificados em três obras de literatura acadêmica e pedagógica; e examinar de que modos os sentidos identificados e analisados nas três obras concorrem para a constituição de um modo de ser e agir docente. Esses objetivos estão articulados a movimentos que não podem ser descolados daquilo que o tempo e o seu presente propõem para a docência, para o cuidado e para a formação. Neste sentido, olhar por dentro dos sentidos evocados nas obras analisadas permite entender melhor como somos convocados a conduzir dos nossos modos de ser e de agir para exercitarmos a docência. No caso desta tese, foram analisadas as obras: O mestre ignorante – Jacques Rancière (2007), O mestre inventor – Walter Kohan (2014) e Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor – Jorge Larrosa (2018). Os documentos são tomados nas suas condições de possibilidade enquanto produtores de sentidos na relação entre sujeito e verdade. Na perspectiva de Jacques Le Goff (o documento entendido como um monumento, por meio do qual pode-se identificar rastros discursivos que precisam ser organizados em conjuntos e analisados). Embasada na perspectiva pós-estruturalista, a tese aproxima-se dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault sobre o cuidado de si, para analisar os modos de ser e agir docente na relação entre sujeito e verdade. O cuidado de si é compreendido como um conceito ferramenta para o exercício analítico. A tese defendida é de que, nas obras de pedagógicas acadêmicas, produz-se uma docência cuidadosa, docência essa em que em que o professor é convocado a olhar para o outro de determinada forma. Mais ainda, uma forma de docência em que o professor é convocado a olhar para si de determinada forma. Para sustentar a tese da docência cuidadosa, busca-se examinar de que modos os sentidos de docência e de cuidado identificados nas três obras concorrem para a constituição desta docência cuidadosa. A tese é um convite para olharmos a docência vinculada aos modos de ser e de viver; uma proposição para pensarmos a docência como modo de vida, que que estabelece uma relação com o ethos docente e que, como isto vai provocar, o pensar a docência como um modo de vida ou, como Foucault propõe, como uma estética da existência.;
Abstract This thesis has as main objectives: to know and analyze the meanings of teaching and care, identified in three works of academic and pedagogical literature; and to examine how the meanings identified and analyzed in the three works contribute to the constitution of a teaching way of being and acting. These objectives are linked to movements that cannot be separated from what time and its present propose for teaching, care and training. In this sense, looking inside the senses evoked in the analyzed works allows us to better understand how we are summoned to conduct our ways of being and acting in order to exercise teaching. In the case of this thesis, the following works were analyzed: O mestre ignorante - Jacques Rancière (2007), O mestre inventor - Walter Kohan (2014) and Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor - Jorge Larrosa (2018). Documents are taken in their conditions of possibility as producers of meanings in the relationship between subject and truth. In the perspective of Jacques Le Goff (the document understood as a monument, through which it is possible to identify discursive tracks that need to be organized in sets and analyzed). Based on the post-structuralist perspective, the thesis is similar to the studies developed by Michel Foucault on the care of the self, to analyze the teaching ways of being and acting in the relationship between subject and truth. The care of the self is understood as a concept-tool for the analytical exercise. The thesis defended is that, in academic pedagogical works, a careful teaching is produced, a teaching in which the teacher is called upon to look at the other in a certain way. Furthermore, a form of teaching in which the teacher is called upon to look at himself in a certain way. To support the thesis of careful teaching, we seek to examine how the meanings of teaching and care identified in the three works contribute to the constitution of this careful teaching. The thesis is an invitation to look at teaching linked to ways of being and living; a proposition for thinking about teaching as a way of life, which establishes a relationship with the teaching ethos and that, as this will provoke, thinking about teaching as a way of life or, as Foucault proposes, as an aesthetic of existence.;
Palavras-chave Docência; Docência cuidadosa; Ethos docente; Cuidado; Cuidado de si; Obra pedagógica acadêmica; Teaching; Careful teaching; Teaching ethos; Care; The care of the self; Academic pedagogical work;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-09-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9488;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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