RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A educação física na perspectiva da formação integral: sobre um certo modo de ser e agir nas escolas jesuítas

Mostrar registro simples

Autor Bellei, Rafael Loures dos Reis;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5233287622814234;
Orientador Zen, Laura Habckost Dalla;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7299608700756404;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A educação física na perspectiva da formação integral: sobre um certo modo de ser e agir nas escolas jesuítas;
Resumo O presente estudo é fruto de uma inquietação que surgiu do trabalho concreto, isto é, no chão da escola: qual o papel da Educação Física na formação integral dos estudantes em colégios da Rede Jesuíta de Educação? Diante deste questionamento e mediante uma base teórica fundamentada nos princípios da Pedagogia Inaciana e, também, em autores críticos dos campos da Educação e da Educação Física, desenvolveu-se uma pesquisa com os professores da disciplina que atuam no Ensino Médio em escolas da Rede. A partir da aplicação de um questionário online, foi possível contar com uma representatividade relevante, considerando as diferentes regiões do país em que essas escolas estão localizadas. Por meio da análise dos dados coletados, foram estabelecidas relações entre o discurso da formação integral, tão caro às instituições inacianas, e a prática cotidiana das aulas de Educação Física na Rede. Sem a pretensão de esgotar o assunto, compreende-se que há espaço para se avançar nos programas de Educação Física do Ensino Médio neste contexto, em especial no que se refere: (i) ao trabalho com a cultura corporal, indo de encontro à “docilização dos corpos” e investindo nas possibilidades do sujeito, em direção à integralidade da formação; (ii) às diferentes dimensões possíveis de serem exploradas mediante conhecimentos da Educação Física, a exemplo da filosófica, da econômica e da histórica; (iii) e ao próprio lugar que a disciplina ocupa nos colégios, tendo em vista, entre outros aspectos, a organização das aulas, os turnos de ocorrência, o número de aulas semanais e, ainda, as questões de gênero. Ao articular estes pressupostos, organizados por meio dos dados obtidos, ao referencial teórico da investigação, sintetizou-se uma espécie de "plano de ensino estratégico para a área", o qual poderá ser capilarizado junto ao conjunto de escolas que compõem a Rede Jesuíta de Educação.;
Abstract Este estudio es el resultado de una preocupación que ha surgido del trabajo concreto, es decir, en el suelo escolar: ¿cuál es el papel de la Educación Física en la formación integral de los estudiantes en las escuelas de la Red de Educación Jesuita? Ante este cuestionamiento establecido en una base teórica basada en los principios de la pedagogía ignaciana y, también, en autores críticos de los campos de la educación y la educación física, se ha desarrollado una investigación con maestros de la asignatura que trabajan en la escuela secundaria en las escuelas de la Red. A partir de la aplicación de un cuestionario online, fue posible tener una representación relevante, considerando las diferentes regiones del país donde se encuentran estas escuelas. A través del análisis de los datos recolectados, se han establecido relaciones entre el discurso de la formación integral, tan estimado por las instituciones ignacianas, y la práctica diaria en las clases de educación física en la red. Sin la intención de agotar el tema, se entiende que hay espacio para avanzar en los programas de Educación Física de la Escuela Secundaria en este contexto, especialmente con respecto a: (i) trabajar con la cultura corporal, cumplir con el "docilización de los cuerpos” e invertir en las posibilidades de la asignatura, hacia la integralidad de la formación; (ii) las diferentes dimensiones que se pueden explorar a través del conocimiento de la Educación Física, como lo filosófico, lo económico y lo histórico; (iii) y el lugar que ocupa la asignatura en las escuelas, teniendo en cuenta, entre otros aspectos, la organización de las clases, los turnos de ocurrencia, el número de clases semanales y, también, las cuestiones de género. Al articular estas premisas, organizadas a través de los datos obtenidos, en el marco teórico de la investigación, se ha sintetizado una especie de "plan estratégico de enseñanza para el área", que podría extenderse al conjunto de escuelas que conforman la Red Jesuita de Educación.;
Palavras-chave Formação integral; Pedagogia inaciana; Educação física; Formación integral; Pedagogía ignaciana; Educación física;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-07-07;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9404;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística