Resumo:
O presente estudo é fruto de uma inquietação que surgiu do trabalho concreto, isto é, no chão da escola: qual o papel da Educação Física na formação integral dos estudantes em colégios da Rede Jesuíta de Educação? Diante deste questionamento e mediante uma base teórica fundamentada nos princípios da Pedagogia Inaciana e, também, em autores críticos dos campos da Educação e da Educação Física, desenvolveu-se uma pesquisa com os professores da disciplina que atuam no Ensino Médio em escolas da Rede. A partir da aplicação de um questionário online, foi possível contar com uma representatividade relevante, considerando as diferentes regiões do país em que essas escolas estão localizadas. Por meio da análise dos dados coletados, foram estabelecidas relações entre o discurso da formação integral, tão caro às instituições inacianas, e a prática cotidiana das aulas de Educação Física na Rede. Sem a pretensão de esgotar o assunto, compreende-se que há espaço para se avançar nos programas de Educação Física do Ensino Médio neste contexto, em especial no que se refere: (i) ao trabalho com a cultura corporal, indo de encontro à “docilização dos corpos” e investindo nas possibilidades do sujeito, em direção à integralidade da formação; (ii) às diferentes dimensões possíveis de serem exploradas mediante conhecimentos da Educação Física, a exemplo da filosófica, da econômica e da histórica; (iii) e ao próprio lugar que a disciplina ocupa nos colégios, tendo em vista, entre outros aspectos, a organização das aulas, os turnos de ocorrência, o número de aulas semanais e, ainda, as questões de gênero. Ao articular estes pressupostos, organizados por meio dos dados obtidos, ao referencial teórico da investigação, sintetizou-se uma espécie de "plano de ensino estratégico para a área", o qual poderá ser capilarizado junto ao conjunto de escolas que compõem a Rede Jesuíta de Educação.