Autor |
Riella, Michele da Silva Nimeth; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5602157300430611; |
Orientador |
Rocha, Maria Aparecida Marques da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9462952469104050; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Inclusão e acessibilidade: um estudo sobre o acesso e a permanência de estudantes com deficiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; |
Resumo |
A presente pesquisa tem, como principal tema, às condições de acesso e de permanência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em relação à perspectiva dos estudantes com deficiência. O principal objetivo deste estudo é o de analisar a percepção e o grau de satisfação dos discentes, em relação à acessibilidade da Universidade, buscando identificar necessidades e/ou demandas, para a educação inclusiva, de forma a contribuir e a qualificar a gestão educacional da Universidade. Foram utilizadas as seguintes estratégias, para se obter os resultados: análise bibliográfica, análise documental e pesquisa exploratória. A pesquisa bibliográfica apresenta os marcos legais relevantes no processo de inclusão das pessoas com deficiência e as concepções teóricas, que abrangem a educação inclusiva, no contexto da educação superior brasileira, com enfoque nas políticas de expansão das universidades federais, que permeiam as políticas públicas inclusivas e as políticas educacionais inclusivas, no Brasil e em outros países, bem como a situação das pessoas com deficiência no ensino superior e a conjuntura atual do sistema educacional nas universidades federais; a pesquisa documental aborda, por meio de documentos públicos, as ações inclusivas da UFRGS, além de apresentar o posicionamento do Ministério da Educação (MEC) e os dados do Instituto Nacional Estudos e de Pesquisa (INEP), em relação ao tema; na pesquisa exploratória, foi utilizada a entrevista semiestruturada, constituída de um roteiro com dez perguntas, que contou com a participação de seis estudantes. As perguntas abordam os seguintes aspectos: o processo seletivo de ingresso, os serviços, as relações interpessoais, sociais e acadêmicas, o processo de aprendizagem e a formação acadêmica e profissional. Os dados foram analisados de forma qualitativa, aos quais aplicou-se, como metodologia, a técnica de análise de conteúdo. A partir da pesquisa, identificou-se grandes avanços e progressos, em relação aos dispositivos legais e à implementação de políticas públicas inclusivas, direcionadas ao ensino superior, reflexo de uma evolução na concepção e na compreensão, no que diz respeito a temática, ampliando a discussão sobre tal aspecto e proporcionando um aumento no número de estudantes com deficiência nestas instituições, nos últimos anos, ainda que pouco significativo e incipiente. Verificou-se, também, uma ascensão da UFRGS, em relação às ações inclusivas, pela adoção de serviços e de atendimentos direcionados às questões de acessibilidade, especialmente, a partir da criação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Incluir). No entanto, do ponto de vista dos participantes entrevistados, ainda há muito a ser melhorado, considerando as diversas dificuldades que estes estudantes encontram, durante suas trajetórias acadêmicas, relativamente aos aspectos 8 analisados neste estudo. Ademais, as barreiras arquitetônicas, urbanísticas e atitudinais foram as mais citadas, pelos participantes, sendo predominantes, neste contexto. Ao mesmo tempo, foi possível perceber o desenvolvimento de estratégias, de empoderamento e de protagonismo, por parte destes estudantes. Portanto, o estudo contempla um arsenal de questões, de problematizações, de sugestões e de novas percepções, advindas dos estudantes, possibilitando repensar as condições de inclusão e a acessibilidade, de modo a estabelecer estratégias e mudanças possíveis, contribuindo para o desenvolvimento institucional e social.; |
Abstract |
This research investigates mainly the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)‟ access and permanence conditions, in relation to the perspective of students with disabilities. The main objective of this study is to analyze both the perception and the satisfaction degree of the students, in relation to the accessibility of the University, seeking to identify needs and / or demands, for inclusive education, in order to contribute and to qualify University‟s educational management. The following strategies were used to obtain the results: bibliographic and documental analysis and exploratory research. The bibliographic research presents the relevant legal frameworks, regarding the inclusion process of people with disabilities, and the theoretical concepts, which include inclusive education, in the context of Brazilian higher education system, with a focus on the expansion policies of public universities, which permeate both public and educational policies of inclusion, in Brazil and other countries, as well as the situation of people with disabilities in higher education system and the current situation of the educational system in public universities; the documentary research addresses, through public documents, UFRGS‟ inclusive actions, in addition to presenting the position of Brazilian Ministry of Education (MEC) and the data of the Brazilian National Studies and Research Institute (INEP), in relation to the theme; in exploratory research, it was used a ten-question script semi-structured interview, which included the participation of six students. The questions address the following aspects: the admission process, services, interpersonal, social and academic relationships, the learning process and both academic and professional education. The data were analyzed qualitatively, by using the content analysis technique as a methodology. Based on the research, major advances and progress were identified, regarding to both legal provisions and implementation of inclusive public policies on higher education, reflecting an evolution in the conception and understanding of the theme, expanding the discussion on this aspect and providing an increase in the number of students with disabilities in these institutions in recent years, albeit minor and incipient. It was identified an increment, at UFRGS, in relation to inclusive actions, through the adoption of services and assistance directed to accessibility issues, especially from the creation of the Inclusion and Accessibility Center (Incluir). However, from the interviewee‟s point of view, there is still much to do, considering all the difficulties that these students encounter, during their academic trajectories, concerning the aspects of this study. Furthermore, architectural, urban and attitudinal barriers were the most cited by the participants, being predominant in this context. At the same time, it was possible to perceive 10 the development of strategies, empowerment and leadership, by these students. Therefore, the study contemplates an arsenal of questions, problematizations, suggestions and new perceptions, arising from these students, making it possible to rethink both inclusion and accessibility conditions at the University, in order to establish possible strategies and changes, contributing to institutional and social development.; |
Palavras-chave |
Acessibilidade; Inclusão; Universidade; Estudantes com deficiência; Permanência; Accessibility; Inclusion; University; Students with disabilities; Permanence; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-05-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9402; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |