Resumo:
A presente pesquisa tem, como principal tema, às condições de acesso e de permanência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em relação à perspectiva dos estudantes com deficiência. O principal objetivo deste estudo é o de analisar a percepção e o grau de satisfação dos discentes, em relação à acessibilidade da Universidade, buscando identificar necessidades e/ou demandas, para a educação inclusiva, de forma a contribuir e a qualificar a gestão educacional da Universidade. Foram utilizadas as seguintes estratégias, para se obter os resultados: análise bibliográfica, análise documental e pesquisa exploratória. A pesquisa bibliográfica apresenta os marcos legais relevantes no processo de inclusão das pessoas com deficiência e as concepções teóricas, que abrangem a educação inclusiva, no contexto da educação superior brasileira, com enfoque nas políticas de expansão das universidades federais, que permeiam as políticas públicas inclusivas e as políticas educacionais inclusivas, no Brasil e em outros países, bem como a situação das pessoas com deficiência no ensino superior e a conjuntura atual do sistema educacional nas universidades federais; a pesquisa documental aborda, por meio de documentos públicos, as ações inclusivas da UFRGS, além de apresentar o posicionamento do Ministério da Educação (MEC) e os dados do Instituto Nacional Estudos e de Pesquisa (INEP), em relação ao tema; na pesquisa exploratória, foi utilizada a entrevista semiestruturada, constituída de um roteiro com dez perguntas, que contou com a participação de seis estudantes. As perguntas abordam os seguintes aspectos: o processo seletivo de ingresso, os serviços, as relações interpessoais, sociais e acadêmicas, o processo de aprendizagem e a formação acadêmica e profissional. Os dados foram analisados de forma qualitativa, aos quais aplicou-se, como metodologia, a técnica de análise de conteúdo. A partir da pesquisa, identificou-se grandes avanços e progressos, em relação aos dispositivos legais e à implementação de políticas públicas inclusivas, direcionadas ao ensino superior, reflexo de uma evolução na concepção e na compreensão, no que diz respeito a temática, ampliando a discussão sobre tal aspecto e proporcionando um aumento no número de estudantes com deficiência nestas instituições, nos últimos anos, ainda que pouco significativo e incipiente. Verificou-se, também, uma ascensão da UFRGS, em relação às ações inclusivas, pela adoção de serviços e de atendimentos direcionados às questões de acessibilidade, especialmente, a partir da criação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Incluir). No entanto, do ponto de vista dos participantes entrevistados, ainda há muito a ser melhorado, considerando as diversas dificuldades que estes estudantes encontram, durante suas trajetórias acadêmicas, relativamente aos aspectos 8 analisados neste estudo. Ademais, as barreiras arquitetônicas, urbanísticas e atitudinais foram as mais citadas, pelos participantes, sendo predominantes, neste contexto. Ao mesmo tempo, foi possível perceber o desenvolvimento de estratégias, de empoderamento e de protagonismo, por parte destes estudantes. Portanto, o estudo contempla um arsenal de questões, de problematizações, de sugestões e de novas percepções, advindas dos estudantes, possibilitando repensar as condições de inclusão e a acessibilidade, de modo a estabelecer estratégias e mudanças possíveis, contribuindo para o desenvolvimento institucional e social.