RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Sentido de pertença em uma escola jesuíta: contribuições do design thinking para um projeto de intervenção

Mostrar registro simples

Autor Prevedello, Ariana Aguiar;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6785182975874346;
Orientador Zen, Laura Habckost Dalla;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7299608700756404;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Sentido de pertença em uma escola jesuíta: contribuições do design thinking para um projeto de intervenção;
Resumo Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no Colégio Catarinense (Florianópolis/SC/BR), que integra a Rede Jesuíta de Educação. O trabalho teve como objetivo analisar o sentido de pertença dos colaboradores da escola em sua relação com o clima organizacional, uma vez que se identificou uma piora deste âmbito nos últimos anos. Para tanto, apostou-se na utilização do Design Thinking (DT) como estratégia metodológica para a coleta de dados e, igualmente, para a construção de uma proposta de intervenção oriunda da investigação. Participaram do workshop de Design Thinking colaboradores do Colégio, escolhidos por sua representatividade quanto à função e ao tempo de trabalho na instituição. Mediante a articulação de autores que compuseram a fundamentação teórica da pesquisa, pautada por discussões sobre clima organizacional, sentido de pertença e identidade jesuíta/inaciana, com os dados gerados a partir da realização do workshop, foi possível identificar: (i) a demanda dos colaboradores por uma avaliação de desempenho sistemática e processual, a ser feita pela gestão escolar; (ii) a vontade de uma maior participação de funcionários e professores, no que diz respeito a determinadas ações empreendidas pelo Colégio; e a necessidade de fortalecer a presença da identidade jesuíta/inaciana em diferentes processos da escola. Tendo em vista as dimensões assinaladas, bem como demais aspectos sugeridos pela incursão teórica proposta, foram elencados subsídios, com vistas a um planejamento estratégico que vise ao fortalecimento do sentido de pertença e à melhora do clima organizacional, no contexto do Colégio Catarinense, bem como de outras instituições escolares que se interessem pela temática.;
Abstract This dissertation is the result of research carried out at Colégio Catarinense (Florianópolis/SC/BR), which is part of the Rede Jesuíta de Educação. The work aimed to analyze the sense of belonging of the school's employees in their relationship with the organizational climate, since a worsening of this scope has been identified in recent years. For that, we bet on the use of Design Thinking (DT) as a methodological strategy for data collection and, also, for the construction of an intervention proposal from research. The College employees collaborated in the Design Thinking workshop, chosen for their representativeness in terms of their role and working time at the institution. Through the articulation of authors who composed the theoretical foundation of the research, guided by discussions about organizational climate, sense of belonging and jesuit/ignatian identity, with the data generated from the workshop, it was possible to identify: (i) the employees' demand for a systematic and procedural performance assessment, to be made by school management; (ii) the desire for greater participation by employees and teachers, with regard to certain actions undertaken by the College; and the need to strengthen the presence of jesuit/ignatian identity in different school processes. In view of the dimensions indicated, as well as other aspects suggested by the proposed theoretical incursion, subsidies were listed, with a view to strategic planning aimed at strengthening the sense of belonging and improving the organizational climate, in the context of Colégio Catarinense, as well as other school institutions that are interested in the theme.;
Palavras-chave Sentido de pertença; Clima organizacional; Identidade jesuíta/inaciana; Sense of belonging; Organizational climate; Design thinking; Jesuit/ignatian identity;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-07-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9398;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística