Resumo:
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no Colégio Catarinense (Florianópolis/SC/BR), que integra a Rede Jesuíta de Educação. O trabalho teve como objetivo analisar o sentido de pertença dos colaboradores da escola em sua relação com o clima organizacional, uma vez que se identificou uma piora deste âmbito nos últimos anos. Para tanto, apostou-se na utilização do Design Thinking (DT) como estratégia metodológica para a coleta de dados e, igualmente, para a construção de uma proposta de intervenção oriunda da investigação. Participaram do workshop de Design Thinking colaboradores do Colégio, escolhidos por sua representatividade quanto à função e ao tempo de trabalho na instituição. Mediante a articulação de autores que compuseram a fundamentação teórica da pesquisa, pautada por discussões sobre clima organizacional, sentido de pertença e identidade jesuíta/inaciana, com os dados gerados a partir da realização do workshop, foi possível identificar: (i) a demanda dos colaboradores por uma avaliação de desempenho sistemática e processual, a ser feita pela gestão escolar; (ii) a vontade de uma maior participação de funcionários e professores, no que diz respeito a determinadas ações empreendidas pelo Colégio; e a necessidade de fortalecer a presença da identidade jesuíta/inaciana em diferentes processos da escola. Tendo em vista as dimensões assinaladas, bem como demais aspectos sugeridos pela incursão teórica proposta, foram elencados subsídios, com vistas a um planejamento estratégico que vise ao fortalecimento do sentido de pertença e à melhora do clima organizacional, no contexto do Colégio Catarinense, bem como de outras instituições escolares que se interessem pela temática.