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Olhares, percepções e patrimônio cultural: a educação escolar e o Parque Nacional Serra da Capivara - Piauí

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Autor Almeida, Ana Maria da Mata;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6057518649656668;
Orientador Rogge, Jairo Henrique;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7963148769474775;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Olhares, percepções e patrimônio cultural: a educação escolar e o Parque Nacional Serra da Capivara - Piauí;
Resumo No Brasil, as reflexões e ações sobre patrimônio tiveram seu germe e difusão ainda em princípios do século XX, com a implantação do IPHAN e ações, momento no qual o país vivia transformações intensas no cenário urbano e social. Nesse contexto, propomos identificar o discurso e práticas relativas à preservação patrimonial empreendidos pela arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, através de atuação no Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no município de Coronel José Dias, integrante da macrorregião de São Raimundo Nonato, situado no semiárido do Estado do Piauí. Fundadora do Museu do Homem Americano, Niède Guidon se debruça sobre uma diversidade de achados arqueológicos no Piauí desde a década de 1960, descobrindo vários sítios arqueológicos e lutando por sua preservação, tanto por sua importância histórico-arqueológica quanto ambiental. Pretende-se assim, explicitar e compreender as ações e práticas educacionais referentes às questões patrimoniais e preservação do(s) acervo(s) que Niède Guidon e o grupo de pesquisadores (arqueólogos, professores e outros profissionais), sob sua supervisão, propõem para os habitantes das comunidades que vivem no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. Inserimos nossas análises das ações de educação patrimonial, na região que hoje é o Parque Nacional Serra da Capivara, entre as décadas de 1960 e 2010. Esse recorte temporal justificase por este ser um período em que a região passa a ser inserida em novas diretrizes educacionais sobre a catalogação, preservação e conservação dos bens patrimoniais, devido a chegada da equipe da Missão Francesa (1975) e a consequente criação do Parque Nacional Serra da Capivara, em 1979. Como contexto social, este trabalho abrange a área dos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. O corpus documental analisado é formado por jornais, entrevistas, artigos, livros e revistas, resultando em análise de questionários quali/quantitativos colocados a professores e alunos de escolas próximas do Parque Nacional Serra da Capivara. Além disso, foi utilizada a trajetória de Niède Guidon como interlocutora privilegiada, por fazer parte de todo o processo de preservação e registro da área do Parque Nacional Serra da Capivara enquanto patrimônio cultural, e por representar a principal agente idealizadora das práticas de educação patrimonial, pesquisa e desenvolvimento da região, por meio dos trabalhos que desenvolve na Fundação do Homem Americano. No universo conceitual, que norteia o presente estudo, destacam-se os conceitos sobre patrimônio material e imaterial, educação patrimonial de autores como Françoise Choay, patrimonialização de Luchiari, de lugar social de Michel de Certeau, e de capital científico proposto por Pierre Bourdieu. Argumenta-se que, através das práticas de educação patrimonial propostas por Niède Guidon e o seu grupo, para as comunidades residentes no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, é possível a construção de identidades e o sentimento de preservação e conservação dos bens materiais e imateriais na região.;
Abstract In Brazil, the reflections and actions on heritage had their germ and diffusion in the early 20th century, with the implementation of IPHAN and actions, a time when the country was experiencing intense transformations in the urban and social scenario. In this context, we propose to identify the discourse and practices related to heritage preservation undertaken by the Franco-Brazilian archaeologist Niède Guidon, through activities in the Serra da Capivara National Park, located in the municipality of Coronel José Dias, part of the São Raimundo Nonato macro-region, situated in the semiarid region of the State of Piauí. Founder of the Museum of American Man, Niède Guidon focuses on a diversity of archaeological finds in Piauí since the 1960s, discovering various archaeological sites and fighting for their preservation, both for their historical-archeological and environmental importance. It is intended, therefore, to explain and understand the educational actions and practices related to heritage issues and preservation of the collection (s) that Niède Guidon and a group of researchers (archaeologists, teachers and other professionals) propose to the inhabitants of the communities living around the Serra da Capivara National Park. We inserted our analyzes of heritage education actions in the region that today is the Serra da Capivara National Park, between the 1960s and 2010. This time frame is justified because this is a period in which the region is included in new educational guidelines on the cataloging, preservation and conservation of heritage assets, due to the arrival of the French Mission team (1975) and the consequent creation of the Serra da Capivara National Park, in 1979. As a social context, this work covers the area of the Piauí municipalities of Canto do Buriti, Colonel José Dias, São João do Piauí and São Raimundo Nonato. The analyzed documentary corpus consists of newspapers, interviews, articles, books and magazines, resulting in the analysis of qualitative / quantitative questionnaires placed with teachers and students from schools close to the Serra da Capivara National Park. In addition, Niède Guidon's trajectory was used as a privileged interlocutor, for being part of the entire process of preserving and registering the Serra da Capivara National Park area as a cultural heritage, and for representing the main idealizing agent of heritage education practices, research and development of the region through the works he develops at the Fundação do Homem Americano. The conceptual universe that guides this study highlights the concepts of material and immaterial heritage, heritage education of authors such as Françoise Choay, Luchiari's heritage, Michel de Certeau's social place, and scientific capital proposed by Pierre Bourdieu. It is argued that, through the heritage education practices proposed by Niède Guidon and her group, for the communities living around the Serra da Capivara National Park, it is possible to build identities and the feeling of preservation and conservation of material and immaterial goods in the region.;
Palavras-chave Patrimônio; Educação patrimonial; Políticas educacionais; Serra da Capivara; Niède Guidon; Patrimony; Patrimonial education; Educational policies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-12-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9299;
Programa Programa de Pós-Graduação em História;


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