Autor |
Gomes, Cláudia Virgínia Roque de Carvalho; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3428242002145379; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A escola que queremos e a escola que fazemos: uma análise dos saberes docentes e das práticas pedagógicas sob a perspectiva da gestão educacional; |
Resumo |
Esta dissertação traz como temática os saberes docentes e as práticas pedagógicas dos professores sob a perspectiva da gestão educacional. Os termos trazidos no título já propõem uma análise desses saberes e práticas a partir do modelo de escola que queremos e que fazemos. Diante do objeto de estudo, propomos como problema: qual a vinculação entre os saberes docentes e as práticas pedagógicas e como ela pode ser compreendida sob a perspectiva de gestão em um colégio da Rede Jesuíta de educação? Delineamos como objetivo geral: analisar as práticas pedagógicas a partir dos saberes docentes no espaço escolar, da maneira como eles se aproximam dos preceitos institucionais, de como eles se efetivam nas ações pedagógicas e de suas vinculações com a gestão. Nessa perspectiva, analisar as práticas docentes efetivadas em diferentes níveis de ensino e realizar uma reflexão crítica vinculada às práticas pedagógicas junto às professoras participantes e à coordenação pedagógica sob a luz do PEC (Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação) para, então, desenvolver um plano de intervenção culminando na definição de processos pedagógicos coadunados aos de gestão, constituem os objetivos específicos desta pesquisa. Fundamentamos a pesquisa nas ideias de Thurler (2002), Perrenoud (2000), Tardif (2002) e outros. O Projeto Educativo Comum da Rede jesuíta de Educação também embasou esta fundamentação. Traz, em sua proposta metodológica, a pesquisa qualitativa apoiada em Martucci (2001) e Alves (1991). Por meio dos instrumentos de pesquisa, efetivamos a produção de dados, organizados em categorias e subcategorias de análise. A partir da interpretação dos dados coletados, direcionamos os resultados para as concepções das interlocutoras sobre os diversos saberes docentes e a mobilização desses saberes para a qualificação das suas práticas pedagógicas. Através dos achados, levantamos algumas potencialidades, como a adesão à proposta pedagógica da instituição pesquisada e o compromisso com a missão e com a busca de novas técnicas e métodos de ensino. Como desafios, evidenciamos fragilidades diante das estratégias de mediação das situações adversas em sala de aula e, ainda, das estratégias metodológicas planejadas que exigem mais movimento e interação com os alunos. Nessa perspectiva, propomos uma formação por trilhas possibilitando uma integridade por áreas de conhecimento e pelas dimensões norteadoras da Pedagogia Inaciana, com a intencionalidade de expansão para as demais escolas e colégios que compõem a Rede Jesuíta de Educação.; |
Abstract |
This dissertation has as its theme the teaching knowledge and the teachers’ pedagogical practices from the perspective of the educational management. The terms used in the title already propose an analysis of that knowledge and practices from the school model that we want and do. Given the object of study, we propose as a problem: what is the link between teaching knowledge and pedagogical practices and how can it be understood from the perspective of management at the Jesuit Education Network? The general objective was to analyze the pedagogical practices from the teaching knowledge in the school environment, the way they approach the institutional precepts, how they are performed in the pedagogical actions and their links with management. In that perspective, analyzing the teaching practices carried out at different levels of teaching and conducting a critical reflection linked to the pedagogical practices with the participating teachers and pedagogical coordination in the light of PEC (Common Educational Project of the Jesuit Education Network) to develop an intervention plan that culminates in the definition of pedagogical processes related to management are the specific objectives of this research. It was based on the ideas of Thurler (2002), Perrenoud (2000), Tardif (2002) among others. The Common Educational Project from the Jesuit Education Network also served as a basis for this foundation. It is a qualitative research supported by Martucci (2001) and Alves (1991). Through the research instruments, the data were produced and organized into categories and subcategories of analysis. From the interpretation of the data, the results were directed to the interlocutors' conceptions on the several teaching knowledge and the mobilization of this knowledge to the qualification of their pedagogical practices. From the findings, we got to some potentialities, such as adherence to the pedagogical proposal of the institution researched and the commitment to the mission and the search for new techniques and teaching methods. As challenges, we highlight weaknesses before the mediation strategies of the adverse situations in the classroom and also, of the planned methodological strategies that require more movement and interaction with the students. Taking all that into account, we propose a trail training that makes it possible the integrity by knowledge areas and by the guiding dimensions of the Ignatian Pedagogy with the expansion intentionality for the other schools that make the Jesuit Education Network.; |
Palavras-chave |
Saberes docentes; Práticas pedagógicas; Formação continuada; Educação básica; Teaching knowledge; Pedagogical practices; Continuing training; Basic education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-03-23; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9294; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |