Resumo:
Esta dissertação traz como temática os saberes docentes e as práticas pedagógicas dos professores sob a perspectiva da gestão educacional. Os termos trazidos no título já propõem uma análise desses saberes e práticas a partir do modelo de escola que queremos e que fazemos. Diante do objeto de estudo, propomos como problema: qual a vinculação entre os saberes docentes e as práticas pedagógicas e como ela pode ser compreendida sob a perspectiva de gestão em um colégio da Rede Jesuíta de educação? Delineamos como objetivo geral: analisar as práticas pedagógicas a partir dos saberes docentes no espaço escolar, da maneira como eles se aproximam dos preceitos institucionais, de como eles se efetivam nas ações pedagógicas e de suas vinculações com a gestão. Nessa perspectiva, analisar as práticas docentes efetivadas em diferentes níveis de ensino e realizar uma reflexão crítica vinculada às práticas pedagógicas junto às professoras participantes e à coordenação pedagógica sob a luz do PEC (Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação) para, então, desenvolver um plano de intervenção culminando na definição de processos pedagógicos coadunados aos de gestão, constituem os objetivos específicos desta pesquisa. Fundamentamos a pesquisa nas ideias de Thurler (2002), Perrenoud (2000), Tardif (2002) e outros. O Projeto Educativo Comum da Rede jesuíta de Educação também embasou esta fundamentação. Traz, em sua proposta metodológica, a pesquisa qualitativa apoiada em Martucci (2001) e Alves (1991). Por meio dos instrumentos de pesquisa, efetivamos a produção de dados, organizados em categorias e subcategorias de análise. A partir da interpretação dos dados coletados, direcionamos os resultados para as concepções das interlocutoras sobre os diversos saberes docentes e a mobilização desses saberes para a qualificação das suas práticas pedagógicas. Através dos achados, levantamos algumas potencialidades, como a adesão à proposta pedagógica da instituição pesquisada e o compromisso com a missão e com a busca de novas técnicas e métodos de ensino. Como desafios, evidenciamos fragilidades diante das estratégias de mediação das situações adversas em sala de aula e, ainda, das estratégias metodológicas planejadas que exigem mais movimento e interação com os alunos. Nessa perspectiva, propomos uma formação por trilhas possibilitando uma integridade por áreas de conhecimento e pelas dimensões norteadoras da Pedagogia Inaciana, com a intencionalidade de expansão para as demais escolas e colégios que compõem a Rede Jesuíta de Educação.