Autor |
Braga, Armindiara Lima; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8636777340055841; |
Orientador |
Rocha, Maria Aparecida Marques da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9462952469104050; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A dimensão socioemocional: sua importância no processo ensino-aprendizagem tendo em vista a formação integral do educando; |
Resumo |
O presente estudo tem como objetivo investigar o modo como a dimensão socioemocional permeia a prática pedagógica dos professores do Fundamental II do Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro; por reconhecermos a necessidade de compreender como se dá a mediação educador-educando concernente aos valores humanos e sociais a serem consolidados no cotidiano da sala de aula − em concomitância à aplicação dos conteúdos curriculares; e por entendermos que a postura e as atitudes do educando devem fazer parte do propósito pedagógico, tendo em vista que a aprendizagem se dá, da mesma forma, na perspectiva do desenvolvimento da aprendizagem e da socialização do sujeito. A pesquisa, de caráter qualitativo descritivo, selecionou para amostra 12 educadores que atuam no fundamental II do referido Colégio. As informações coletadas foram obtidas por meio de um questionário composto por 9 perguntas, cujas respostas foram submetidas aos parâmetros de estudo propostos pela análise de conteúdo. A partir dos dados coletados, e em conformidade com as concepções teóricas de Vygotskty, Freire, Piaget e Fernández, constatamos que os educadores participantes do estudo atribuíram o mesmo grau de importância à dimensões socioemocional e cognitiva como constituintes da formação integral dos educandos. Buscando ressaltar a relevância dos aspectos socioemocionais para o desenvolvimento e a aprendizagem, procuramos com o presente estudo contribuir para o fazer pedagógico dos profissionais que atuam no Fundamental II do Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro.; |
Abstract |
This study aims to investigate the way the socioemotional dimension pervades the teaching practice of the teachers in elementary school at Colégio Santo Inácio, Rio de Janeiro; as we recognize the necessity of understanding how the teacher-student interaction happens, associated with human and social values to be consolidated in the routine in the classrooms – in conjunction with the implementation of basic curricular content; and due to our belief that the student’s attitudes should be part of the pedagogical purpose, since the learning process happens, in the same way, in the perspective of learning development and socialization of the subject. This is a qualitative descriptive study, which has selected as a sample, 12 teachers who work in elementary school at Colégio Santo Inácio. Information has been collected by means of a survey consisting of 9 questions, and the answers have been submitted to study parameters proposed by content analysis. From the collected data, and according to Vygotskty’s, Freire’s, Piaget’s and Fernández’s theoretical concepts, we’ve observed that the teachers involved in the study assigned the same level of importance to socioemotional and cognitive dimensions as components of the students’ integral formation. Aiming to emphasize the importance of the socioemotional aspects to the development and learning process, this study intends to contribute to the teaching practice by the education professionals working with junior-high students at Colégio Santo Inácio, in Rio de Janeiro.; |
Palavras-chave |
Formação integral; Dimensão socioemocional; Mediação da aprendizagem; Relação educador-educando; Integral formation; Socioemotional dimension; Learning mediation; Teacher-student interaction; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-03-31; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9293; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |