Abstract:
O presente estudo tem como objetivo investigar o modo como a dimensão socioemocional permeia a prática pedagógica dos professores do Fundamental II do Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro; por reconhecermos a necessidade de compreender como se dá a mediação educador-educando concernente aos valores humanos e sociais a serem consolidados no cotidiano da sala de aula − em concomitância à aplicação dos conteúdos curriculares; e por entendermos que a postura e as atitudes do educando devem fazer parte do propósito pedagógico, tendo em vista que a aprendizagem se dá, da mesma forma, na perspectiva do desenvolvimento da aprendizagem e da socialização do sujeito. A pesquisa, de caráter qualitativo descritivo, selecionou para amostra 12 educadores que atuam no fundamental II do referido Colégio. As informações coletadas foram obtidas por meio de um questionário composto por 9 perguntas, cujas respostas foram submetidas aos parâmetros de estudo propostos pela análise de conteúdo. A partir dos dados coletados, e em conformidade com as concepções teóricas de Vygotskty, Freire, Piaget e Fernández, constatamos que os educadores participantes do estudo atribuíram o mesmo grau de importância à dimensões socioemocional e cognitiva como constituintes da formação integral dos educandos. Buscando ressaltar a relevância dos aspectos socioemocionais para o desenvolvimento e a aprendizagem, procuramos com o presente estudo contribuir para o fazer pedagógico dos profissionais que atuam no Fundamental II do Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro.