RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A participação da gestão da tecnologia da informação na gestão estratégica em uma instituição pública de ensino: limites e potencialidades

Mostrar registro simples

Autor Dorneles, Ademir Dorneles de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2515909939593762;
Orientador Jacobus, Artur Eugênio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A participação da gestão da tecnologia da informação na gestão estratégica em uma instituição pública de ensino: limites e potencialidades;
Resumo A presente dissertação teve como objetivo de estudo analisar em que medida a gestão de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense participa da gestão estratégica da instituição. Trata-se de uma Instituição Federal de Ensino pública, situada no Estado do Rio Grande do Sul e constituída por uma Reitoria e 14 câmpus. Para tanto, no que se refere ao método, optou-se por um estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando-se, como técnicas para coleta de dados, a realização de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas buscaram revelar a perspectiva das pessoas envolvidas nos diversos processos relacionados à gestão da instituição. Os dados coletados foram interpretados por meio da técnica de análise de conteúdo, devido à capacidade de interpretação e inferência de conteúdo que esse método possibilita. Obteve-se, como resultado, um diagnóstico detalhado do atual papel exercido pela área de TI da instituição, que demonstra ter seu foco voltado aos níveis tático e operacional. Também foi possível identificar fatores que dificultam a sua participação efetiva na gestão estratégica institucional, como a limitação, por parte dos gestores, quanto à compreensão do que seria uma atuação estratégica da área TI e a dubiedade quanto à responsabilidade pela tomada de decisão referente aos investimentos e priorização de projetos, o que leva a decisões que nem sempre são transparentes e democráticas. Por fim, com base nos resultados obtidos, apresenta-se um conjunto de recomendações que objetivam promover um maior protagonismo da TI na gestão estratégica institucional.;
Abstract This dissertation aimed to analyze to what extent the Information Technology management of the Federal Institute of Education, Sciences and Technology of Sul-rio-grandense participates in the strategic management of the institution. It is a public Federal Institution of Education, located in the State of Rio Grande do Sul and consisting of a Rectory and 14 campi. For this, as far as the method is concerned, a case study was chosen, with a qualitative approach, using, as techniques for data collection, semi-structured interviews and documentary research. The interviews were used in order to know the point of view of the people involved in the various processes related to the institution's management. The data collected were interpreted through the technique of content analysis, due to the capacity of interpretation and inference of content that this method allows. As a result, a detailed diagnosis of the current role played by the institution's IT area was obtained, which demonstrates its focus on the tactical and operational levels. It was also possible to identify factors that hinder their effective participation in institutional strategic management, such as the limitation on the part of managers to understand what would be a strategic action of the IT area and the dubiousness about the responsibility for decision making regarding investments and prioritization of projects, which leads to decisions that are not always transparent and democratic. Finally, based on the results obtained, a set of recommendations is presented that aim to promote a greater role for IT in institutional strategic management.;
Palavras-chave Gestão estratégica; Governança de TI; Gestão educacional; Instituição federal de ensino; Strategic managemen; IT governance; Educational management; Institution federal education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-07;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9292;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística