Resumen:
A presente dissertação teve como objetivo de estudo analisar em que medida a gestão de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense participa da gestão estratégica da instituição. Trata-se de uma Instituição Federal de Ensino pública, situada no Estado do Rio Grande do Sul e constituída por uma Reitoria e 14 câmpus. Para tanto, no que se refere ao método, optou-se por um estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando-se, como técnicas para coleta de dados, a realização de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas buscaram revelar a perspectiva das pessoas envolvidas nos diversos processos relacionados à gestão da instituição. Os dados coletados foram interpretados por meio da técnica de análise de conteúdo, devido à capacidade de interpretação e inferência de conteúdo que esse método possibilita. Obteve-se, como resultado, um diagnóstico detalhado do atual papel exercido pela área de TI da instituição, que demonstra ter seu foco voltado aos níveis tático e operacional. Também foi possível identificar fatores que dificultam a sua participação efetiva na gestão estratégica institucional, como a limitação, por parte dos gestores, quanto à compreensão do que seria uma atuação estratégica da área TI e a dubiedade quanto à responsabilidade pela tomada de decisão referente aos investimentos e priorização de projetos, o que leva a decisões que nem sempre são transparentes e democráticas. Por fim, com base nos resultados obtidos, apresenta-se um conjunto de recomendações que objetivam promover um maior protagonismo da TI na gestão estratégica institucional.