RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Trajetórias de professoras negras lésbicas no ensino público: rompendo o ciclo de silêncios

Mostrar registro simples

Autor Nascimento, Tainah Mota do;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9362321257824240;
Orientador Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Trajetórias de professoras negras lésbicas no ensino público: rompendo o ciclo de silêncios;
Resumo Esta dissertação trata da análise das trajetórias de professoras negras lésbicas do sul do Brasil, atuantes no ensino público e sua (in)visibilidade no espaço educacional, problematizando cotidianos escolares historicamente marcados por produções monoidentitárias. O estudo problematiza as estratégias e recursos de sobrevivência construídos pelas professoras negras lésbicas no decorrer de suas trajetórias percorridas na educação. Evidenciando como produziram e produzem práticas pedagógicas como metodologias essenciais das rachaduras de um sistema que invisibiliza suas trajetórias e a partir disso, demonstra as práticas de resistência intelectual e pedagógicas elaboradas por três professoras negras lésbicas que atuam no ensino público. A resistência nessa perspectiva, é compreendida, como um conjunto de mecanismos e práticas que procuram a redefinição e ressignificação da vida, do ser professora negra e lésbica, de autodeterminação e de dignidade. Constitui-se no campo da Educação, com abordagem qualitativa, empregando enquanto estratégia metodológica a entrevista compreensiva. Operando com a interseccionalidade enquanto base conceitual e ferramenta de análise, demonstra a impossibilidade de compreendermos os sistemas de resistência e dominação sem considerarmos o modo como raça, classe, gênero e sexualidade se comunicam e operam interligando os mecanismos de dominação. Ressalta-se como considerações finais que a interpelação interseccional permite analisar e compreender a multiplicidade de diferenças presentes nas trajetórias docentes de mulheres negras lésbicas, que interagem e atuam em diferentes espaços balizados por inúmeras discriminações, como o racismo, o machismo e a lesbofobia. A análise realizada a partir de uma perspectiva teórica/empírica, demonstra como as esferas de desigualdades se sustentam umas nas outras para a conservação do status quo. Simultaneamente ressalta-se que a entrevista compreensiva, empregada não apenas como técnica, mas também como um expediente diferenciado para a elaboração teórica apoiada nos dados, revela aspectos do protagonismo das professoras negras lésbicas, possibilitando a restauração de compreensões teóricas do feminismo negro lésbico inexploradas, proporcionando orientação epistemológica no trato das fontes, que são entrevistas de professoras negras lésbicas, autoras de suas próprias histórias. Tais mulheres, ressignificam o lugar de exclusão e o convertem em espaço de luta, de experiências emancipatórias e em cenário para pensamentos teóricos e produção de conhecimento. As brechas criadas nos microespaços conquistados por essas professoras, tensionam as barreiras institucionais e produzem diversas possibilidades epistemológicas que as professoras negras lésbicas proporcionam ao ocupar o espaço docente, visibilizando o que embasa os processos de exclusão e anulação dessas existências.;
Abstract This dissertation deals with the analysis of the trajectories of black lesbian teachers from southern Brazil, working in public education and their (in) visibility in the educational space, problematizing school daily lives historically marked by monoidentitary productions. The study problematizes the survival strategies and resources built by black lesbian teachers during their trajectories in education. Showing how they once produced and today are still producing pedagogical practices as essential methodologies of the cracks in a system that makes their trajectories invisible and from that, it demonstrates the practices of intellectual and pedagogical resistance developed by three black lesbian teachers who work in public education. Resistance in this perspective is understood as a set of mechanisms that seeks the redefining and reframing of the life, being a black and lesbian teacher, self-determination and dignity. It is constituted in the field of Education, with a qualitative approach, using a comprehensive interview as a methodological strategy. Operating with intersectionality as a conceptual basis and analysis tool, it demonstrates the impossibility of understanding the systems of resistance and domination without considering the way race, class, gender and sexuality communicate and operate by connecting the mechanisms of domination. It is emphasized as final considerations that the intersectional interpellation allows to analyze and understand the multiplicity of differences present in the teaching trajectories of black lesbian women, who interact and act in different spaces marked by innumerable discrimination, such as racism, machism and lesbophobia. The analysis carried out from a theoretical / empirical perspective, demonstrates how the spheres of inequalities are supported in each other for the conservation of the status quo. At the same time, it is emphasized that the comprehensive interview, used not only as a technique, but also as a differentiated expedient for the theoretical elaboration supported by the data, reveals aspects of the role of black lesbian teachers, allowing the restoration of unexplored theoretical understandings of black lesbian feminism, providing epistemological guidance in dealing with sources, which are interviews with black lesbian teachers, authors of their own stories. Such women reframes the place of exclusion and convert it into a space for struggle, emancipatory experiences and a setting for theoretical thinking and knowledge production. The gaps created in the micro spaces conquered by these teachers, tension institutional barriers and produce several epistemological possibilities that black lesbian teachers provide when occupying the teaching space, showing what underpins the processes of exclusion and annulment of these existences.;
Palavras-chave Educação; Trajetórias; Professoras negras lésbicas; Education; Trajectories; Lesbian black teachers;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-03;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9254;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística