Resumo:
O objetivo desta Tese foi investigar as práticas de formação por alternância, em um curso de educação superior na área Agropecuária, localizado na região do Médio Alto Uruguai, Rio Grande do Sul. Buscouse problematizar a formação por alternância e analisar os dados da pesquisa por meio dos estudos de autores como Zigmunt Bauman (2001, 2014, 2016), Richard Sennet (2009, 2013, 2000) e autores pesquisadores, estudiosos da Pedagogia da Alternância como Jean-Claude Gimonet (2007) e Gaston Pineau (2004), bem como estudos sobre a formação por alternância na educação formal e informal conectada ao mundo do trabalho. O material empírico foi composto por narrativas dos egressos e professores do curso analisado, bem como análise dos documentos do curso. A opção foi de pesquisar a formação por alternância de um curso superior caracterizado pela diversificação produtiva regional e a partir disto compreender práticas existentes nos diferentes tempos e espaços de formação, comunidade e Universidade. Depois de realizadas as análises foi possível defender a Tese de que as práticas de formação por alternâncias na educação superior, possibilitam mais facilmente a indissociabilidade teoria-prática, durante os tempos-espaços comunidade-universidade em movimento, mobilizada por práticas de formação que constituem a alternância, portanto alternâncias e que passa a ser entendido como um ciclo de formação por alternâncias. Isto permite afirmar que ao articular os instrumentos pedagógicos aos tempos-espaços, comunidade-universidade, produz-se a indissociabilidade teoriaprática, desenvolvendo a aproximação com o projeto profissional e de vida do estudante, futuro profissional, conectado ao mundo do trabalho contemporâneo, construído também pela participação do estudante. Portanto, o ciclo de formação por alternâncias é gestado e gesta-se de uma nova cultura educacional, um ethos de formação por alternâncias na educação superior.