Resumo:
A tese tem como objetivo examinar o que tem sido produzido, mais recentemente, na Educação em Engenharia Civil, no que se refere aos jogos de linguagem matemáticos nela praticados. Os aportes teóricos que sustentam a investigação vinculam-se às teorizações de Ludwig Wittgenstein, especificamente àquelas que correspondem à sua fase de maturidade, cuja obra mais conhecida é “Investigações Filosóficas”. O material de pesquisa é composto por: trabalhos dos Anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), especificamente os exemplares disponibilizados entre os anos de 2014 e 2018; e por entrevistas realizadas com cinco pesquisadores, que também atuavam como docentes em um Curso de Graduação em Engenharia Civil. O exercício analítico sobre esse material possibilitou concluir que: a) em sintonia com o mundo tecnocientificizado em que vivemos, a educação em Engenharia Civil abrange, para a resolução de situações-problema da Área, a transmissão de conhecimentos relativos ao uso de softwares já disponíveis ou à produção de novos softwares; b) os jogos de linguagem matemáticos utilizados na Educação em Engenharia Civil têm como característica comum o uso do simbolismo matemático, sendo esse simbolismo o que torna possível expressá-los formalmente, com as regras que lhe dão sustentação; e c) a formação do engenheiro civil, na atualidade, está fortemente alinhada com a lógica neoliberal, marcada pelo empreendedorismo, competitividade, processos de gestão e acesso ao mercado de trabalho.