Resumo:
Esta Tese apresenta uma análise sobre docências em Escolas de Fronteira, no estado de Roraima. Os objetivos foram: a) pesquisar como se apresentam as docências em uma Escola de Fronteira, verificando as práticas pedagógicas e as relações culturais que se estabelecem nesse espaço; b) conhecer as práticas pedagógicas que circulam nessa Escola de Fronteira; e c) analisar o currículo da escola estudada em razão da localização ser uma região fronteiriça (Brasil/Venezuela). A abordagem teórico-metodológica foi qualitativa, com uso de observações registradas em Diário de Campo, e com utilização de entrevistas, a partir de roteiro semiestruturado, com 2 (duas) coordenadoras pedagógicas e 8 (oito) professores de diferentes áreas de conhecimento. No que diz respeito à metodologia de análise dos materiais, foi realizada uma análise de conteúdo, a fim de analisar o material empírico produzido na pesquisa. Os resultados mostram que, na Escola de Fronteira observada, são identificadas, por um lado, docências que percebem as diferenças culturais como especificidades a serem consideradas para o desenvolvimento do ensino e das aprendizagens na escola; e, por outro lado, docências que realizam ações que fomentam a invisibilidade de alguns sujeitos daquele espaço, principalmente os não brasileiros. Assim, ao finalizar esta investigação, foi possível defender a seguinte tese: as Escolas de Fronteira são espaços de amplas, diferenciadas, múltiplas e complexas relações culturais. Quando as docências agenciam possibilidades para o ensino e aprendizagem, há docências que consideram a diferença, e quando não procuram ver os problemas nem agenciar possibilidades de ensino e aprendizagem, há docências da invisibilidade, isto é, docências que interditam e não percebem o outro da diferença. Tudo isso leva à conclusão de que as docências contemporâneas, tanto na especificidade de uma Escola de Fronteira quanto na educação como um todo, se produzem nas relações com as diferenças, que se potencializam na relação com o Outro.