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Estudar, ocupar e transformar: vivências na educação superior de estudantes oriundas (os) do Centro de Educação e Cultura Pré-Vestibular Resgate Popular

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Autor Rockenbach, Daniel Longo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8804855700597251;
Orientador Bilhão, Isabel Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Estudar, ocupar e transformar: vivências na educação superior de estudantes oriundas (os) do Centro de Educação e Cultura Pré-Vestibular Resgate Popular;
Resumo O acesso à Educação Superior no Brasil, historicamente, foi restrito a uma pequena parcela da sociedade, uma parcela dotada de privilégios de classe social, gênero e cor. É nesse - e em combate a esse - cenário excludente que emergem iniciativas sociais como os Cursos Pré-Vestibulares Populares (CPVPs), movimentos que buscam democratizar a Educação Superior. Outras formas de juventude e de vida adulta estão acessando, nos últimos anos, cada vez mais à universidade e, um caminho que tem potencializado esse processo, é a existência dos CPVPs. Este trabalho investigou quem são e como são algumas das histórias deste novo público universitário, e como relacionam-se com o modelo de universidade em vigência no Brasil. Para tal, a investigação utilizou-se da Pesquisa Participante como embasamento metodológico e entrevistas semi-estruturadas com quatro egressos de um CPVP de Porto Alegre/RS como procedimento para produzir dados sobre estas histórias. Dentre alguns achados da pesquisa, é possível destacar que a produção de eixos interseccionais entre e por diferentes realidades – tendo como ponto de encontro este cursinho -, mostrou-se como uma grande potência na luta pela democratização não só do acesso, mas também da permanência na Educação Superior. O projeto mostrou-se bastante importante para sustentar, junto a seus egressos, suas próprias lutas. Lutas estas que, sobretudo das mulheres negras, desafiam números, desafiam posições sociais e fazem histórias – que além de exclusão, são de muita produção subjetiva invisibilizada – circular em espaços dominados por um modo hegemônico de ser/existir/ouvir/viver na forma de novas imagens e novos pontos de vista. Lutas que produzem, portanto, constantes desplazamientos como formas de insurgências desde abajo.;
Abstract Access to Higher Education in Brazil, historically, has been restricted to a small part of society, a part endowed with privileges of social class, gender and color. It is in this - and in combat to this - exclusionary scenario that social initiatives like the Popular Pre-Vestibular Courses (CPVPs) emerge, movements that seek to democratize Higher Education. In the past few years, other forms of youth and adult life have been having more and more access to the university and, one path that has enhanced this process is the existence of CPVPs. This work investigated who they are and how some of the stories of this new university public are, and how they relate to the current university model in Brazil. To this end, the research used Participative Survey as a methodological basis and semi-structured interviews with four graduates from a CPVP in Porto Alegre / RS as a procedure to produce data on these stories. Among some findings of the research, it is possible to highlight that the production of intersectional axes between and by different realities - having this course as a meeting point - proved to have a great power in the struggle for democratization not only of access, but also permanence in Higher Education. The project proved to be quite important to support, along with its graduates, their own struggles. Struggles that, especially those of black women, challenge the numbers, challenge the social positions and make stories - which, in addition to exclusion, have a lot of invisible subjective production - circulate in spaces dominated by a hegemonic way of being/existing/listening/living in the form of new images and new points of view. Struggles that produce, therefore, constant displacements like forms of insurgencies from below.;
Palavras-chave Educação popular; Interculturalidade; Educação superior; Pedagogias decoloniais; Popular education; Interculturality; Higher education; Decolonial pedagogies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9246;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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