Resumo:
O tema apresentado nesta tese está relacionado à emancipação de bolsistas do Prouni no atual contexto do mundo do trabalho. A pergunta orientadora questionou se o vínculo de estudantes ao Ensino Superior possibilitado pelo Prouni tem contribuído para a sua emancipação social e a relação com o mundo do trabalho. Como objetivo geral, a pesquisa se propôs estudar a caminhada educacional de jovens prounistas para identificar e analisar as influências de um curso superior na sua emancipação social e preparação para o mundo do trabalho. O processo de investigação foi organizado em quatro eixos com base teórica em alguns autores referenciais: Educação emancipadora (FREIRE,1979, 1996, 2005, 2015; THIOLLENT, 2006); Políticas Públicas e o Prouni (HARVEY, 2008; TELLO, 2008, 2011, 2012; TEODORO, 2008, 2011); ethos que faz uso dos estudos e conceitos de Dussel (1979) e Paulo Freire (2015); e o trabalho (MARX, 2012; FRIGOTTO, 1999) e ANTUNES, 2009). Os sujeitos da pesquisa foram alunos vinculados ao PROUNI, matriculados em uma IES na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa qualitativa de cunho participativo apoiou-se em elementos aportados por Orlando Fals Borda (2006), Brandão (2006) e Streck (2006). A técnica de produção de dados priorizou as Rodas de Conversas, tendo como base os círculos de cultura de Paulo Freire (2005), por meio de oito encontros e um seminário de socialização, que geraram um total de 25 horas de áudios. Para o processo de interpretação utilizouse a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Como resultado, destaca-se que os alunos estão realizando o seu sonho de cursarem o Ensino Superior, graças à Bolsa Integral do Prouni. Frente às exigências do cotidiano, como instabilidade financeira e de moradia, cansaço, o apoio da família tem sido fundamental para que possam dar conta dos desafios e sigam estudando. Conforme destacado pelos estudantes, o que garante sua efetividade na IES pesquisada, impedindo sua evasão, foram as ações de apoio implementadas por meio da oferta de um programa de extensão chamado Percurso Clínico: Teoria e Prática. Este funciona como uma incubadora de projetos, onde os alunos apresentam os seus temas e propostas e recebem apoio para se inserirem no campo de trabalho. Conclui-se, por fim, que o Prouni, como política pública, em que pese seu alcance limitado em relação à universalização do ensino superior, tem cumprido em parte seu papel, contribuindo para a emancipação social de estudantes que a ele conseguiram acessar.